Aciepe Histórias Infantis e Matemática: uma instância formativa

Autores

  • Ana Paula Gestoso de Souza Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos/SP – Brasil
  • Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos/SP – Brasil

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional. Formação Inicial. Literatura Infantojuvenil e Matemática.

Resumo

Neste artigo, analisa-se a dinâmica da Atividade Curricular de Integração
Ensino Pesquisa e Extensão (Aciepe) Histórias Infantis e Matemática
nas séries iniciais, a partir da trajetória de cinco egressas do curso de
Pedagogia, participantes da atividade. Optou-se pelo estudo de caso da
Aciepe e tomaram-se como dados os depoimentos das cinco participantes,
utilizando-se múltiplas fontes de coleta de dados: registros escritos produzidos
ao longo da Aciepe, entrevista e questionário respondidos após o
término da atividade. A análise dos dados mostra a constituição da Aciepe
como uma instância formativa, respaldada pela instituição, que impulsiona
o desenvolvimento profissional e a aprendizagem da docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Gestoso de Souza, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos/SP – Brasil

é pedagoga, mestre e doutora em Educação
pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência docente nos anos
iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Superior. Atua principalmente
nos seguintes temas: literatura infantojuvenil, ensino e aprendizagem de
matemática, tecnologia informática e formação de professores.

Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos/SP – Brasil

é licenciada em Letras e em Pedagogia
pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba, possui
mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos.
É professora associada, nível 02 da Universidade Federal de São Carlos.
Atua nos seguintes temas: formação de professores, concepções sobre a docência
e aprendizagem profissional.

Publicado

2014-09-22

Como Citar

Souza, A. P. G. de, & Oliveira, R. M. M. A. de. (2014). Aciepe Histórias Infantis e Matemática: uma instância formativa. Educação & Realidade, 39(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/45874

Edição

Seção

Matemática nos Anos Iniciais