Metodologias e Estratégias Pedagógicas utilizadas por Educadores de uma Universidade Aberta à Terceira Idade

Autores

  • Meire Cachioni Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil
  • Tiago Nascimento Ordonez Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil
  • Samila Sathler Tavares Batistoni Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil
  • Thaís Bento Lima-Silva Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

Palavras-chave:

Estratégias Pedagógicas. Docentes. Universidade Aberta à Terceira Idade.

Resumo

O estudo buscou caracterizar as estratégias pedagógicas utilizadas nas atividades educativas em um programa de educação permanente para idosos. O estudo é de caráter exploratório-descritivo, com participação de 82 professores/monitores. As emissões referentes ao que facilita a aprendizagem da pessoa idosa geraram três grupos de respostas: Categoria 1. Pedagogia Participativa Problematizadora; Categoria 2. Estratégias cognitivas considerando os declínios associados à idade; Categoria 3. Pedagogia da Transmissão. Concluiu-se que durante o processo educacional, deve-se encorajar uma apropriação ativa e crítica, em vez do acúmulo estático de conhecimento por parte das pessoas idosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Meire Cachioni, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

É docente do Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola
de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP).

Tiago Nascimento Ordonez, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

É bacharel em Gerontologia da Escola de Artes,
Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

Samila Sathler Tavares Batistoni, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

É docente do Curso de Bacharelado em
Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade
de São Paulo (USP).

Thaís Bento Lima-Silva, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

É doutoranda em Neurologia pela Faculdade de
Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Arquivos adicionais

Publicado

2014-12-18

Como Citar

Cachioni, M., Ordonez, T. N., Batistoni, S. S. T., & Lima-Silva, T. B. (2014). Metodologias e Estratégias Pedagógicas utilizadas por Educadores de uma Universidade Aberta à Terceira Idade. Educação & Realidade, 40(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/45741

Edição

Seção

Educação e Envelhecimento

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)