Educação a Distância e Cybersêniors: um foco nas estratégias pedagógicas

Autores

  • Leticia Rocha Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS – Brasil
  • Patrícia Alejandra Behar Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS – Brasil

Palavras-chave:

Idosos. Educação a Distância. Estratégias Pedagógicas.

Resumo

O presente artigo versa sobre a construção de estratégias pedagógicas na Educação a Distância (EAD) no intuito de incluir os cybersêniors em cursos virtuais. O estudo foi realizado através de uma abordagem qualitativa e quantitativa. Foi composto por 7 etapas de desenvolvimento. A coleta de dados ocorreu a partir de observações participantes, entrevistas, questionários e produções tecnológicas dos participantes. Os resultados mostraram a necessidade de aprofundar aspectos como a resiliência e a reminiscência com o público mais velho. Com um maior aporte gerontológico será possível propiciar ações que abarquem o potencial educacional da EAD com os idosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Rocha Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS – Brasil

É graduada em Pedagogia com habilitação em Multimeios
e Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do
Sul/PUCRS. Possui Mestrado em Gerontologia Biomédica pela PUCRS e Doutorado
em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
na qual está realizando o Pós-doutorado na mesma área. Já trabalhou nas áreas
de Tecnologias Digitais e Educação, Educação a Distância e Gerontologia.

Patrícia Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS – Brasil

Possui Mestrado e Doutorado em Computação pela
Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Coordena o Núcleo de Tecnologia
Digital Aplicada à Educação/NUTED na UFRGS, onde também atua
como docente da graduação em Educação e Pós-graduação em Educação e Informática
na Educação.

Publicado

2014-12-16

Como Citar

Machado, L. R., & Behar, P. A. (2014). Educação a Distância e Cybersêniors: um foco nas estratégias pedagógicas. Educação & Realidade, 40(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/45563

Edição

Seção

Educação e Envelhecimento