Histórias de Vida e Saberes Docentes das Educadoras da Zona Urbana e Rural

Autores

  • Daniel Bezerra de Brito Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Natal/RN

Palavras-chave:

Histórias de Vida. Saberes da Experiência. Formação e Prática Pedagógica.

Resumo

O artigo discute o perfil e as narrativas de histórias de vida de 40 educadoras municipais da Educação Infantil da zona urbana e rural do RN. As narrativas revelaram que as trajetórias de vida pessoal e profissional, a partir dos saberes da Experiência, têm repercussões nas práticas pedagógicas das educadoras. As relações entre vida pessoal e profissional foram retomadas pela perspectiva sociológica neste artigo como história individual e social entre a educadora e seu grupo de pertença ou campo social. A subjetividade dessas relações contida nas narrativas foi compreendida como informações intencionais, mas que ocultam as retóricas dirigidas pelas educadoras aos grupos de pertença, entre outros, a família, a escola e a profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Bezerra de Brito, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Natal/RN

É mestre em Ciências da Atividade Física e doutor Phd. em Educação na área de Psicopedagogia pela Universidade Laval, Quebec, Canadá. É professor Dr. da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Publica artigo sobre temas da Educação e Formação docente. É orientador de bolsistas do PIBIC-CNPq.

Publicado

2015-07-02

Como Citar

Brito, D. B. de. (2015). Histórias de Vida e Saberes Docentes das Educadoras da Zona Urbana e Rural. Educação & Realidade, 40(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/44772

Edição

Seção

Artigos