Pedagogia da Inclusão e a Justiça Restaurativa: escapes com Kafka

Autores

  • Betina Schuler Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul/RS – Brasil
  • Sônia Regina da Luz Matos Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul/RS – Brasil

Palavras-chave:

Pedagogia da Inclusão. Justiça Restaurativa. Kafka.

Resumo

Este artigo problematiza a pedagogia da inclusão como um discurso
majoritário na contemporaneidade, aqui analisada especificamente em
sua filiação ao campo jurídico em práticas escolares. Para tanto, escavamos
genealogicamente o discurso da Justiça Restaurativa para entender como
vem sendo operado na escola para o governo dos riscos. Esburacamos os
efeitos de subjetivação nestas práticas escolares de segurança, localizando
o rastelo escolar que produz um modo específico de existência, o ofensor,
capturado em práticas disciplinares e de controle. Apresentamos uma investigação
inspirada no pensamento da diferença e nas galerias da toca
kafkiana, experimentando outros modos de existência para o espaço escolar
a partir da arte do silêncio como uma ética kafkiana.

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Biografia do Autor

Betina Schuler, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul/RS – Brasil

é doutora em Educação (PUCRS). Pós-Doutorada em Educação
pela Universidade de Lisboa. Pós-Doutorada em Ciências Humanas
pela Griffith University, Austrália. Professora no Centro de Filosofia e Educação
e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de
Caxias do Sul, na linha de História e Filosofia da Educação. Pesquisadora no
Observatório de Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e
na Universidade de Caxias do Sul.

Sônia Regina da Luz Matos, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul/RS – Brasil

é professora no Centro de Filosofia e Educação
da Universidade de Caxias do Sul. Doutoranda em Educação pelo PPGEdu/
UFRGS e Laboratoire Santé, Individu, Société EAM-SIS-HCL 4.128, Université
de Lyon2/França. Pesquisadora no Observatório de Educação da UFRGS
e UCS.

Publicado

2014-09-23

Como Citar

Schuler, B., & Matos, S. R. da L. (2014). Pedagogia da Inclusão e a Justiça Restaurativa: escapes com Kafka. Educação & Realidade, 39(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41877

Edição

Seção

Artigos