Processos de Inclusão Excludente Presentes no Ensino Superior Privado

Autores

  • Mário Luiz Ferrari Nunes Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil
  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

Palavras-chave:

Inclusão Social. Identidade e Diferença. Formação Inicial. Ensino Superior.

Resumo

As pressões locais e globais por melhora nas formas de organização
social incidiram em políticas públicas que visam garantir o acesso
ao ensino superior de parcela da população, outrora desprivilegiada. Este
artigo trata dos efeitos que esses processos de inclusão podem gerar. Os
dados coletados através de uma etnografia em uma Instituição de Ensino
Superior privado foram analisados mediante as noções de identidade e diferença
produzidas pelos Estudos Culturais. Considera que os processos de
inclusão reforçam e validam as identidades que se adéquam às imposições
de consumo e performatividade, características do neoliberalismo, e marcam
a diferença por meio de processos sutis de exclusão para aqueles que
não se inserem na lógica social vigente.

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Biografia do Autor

Mário Luiz Ferrari Nunes, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

é licenciado em Educação Física com Mestrado e
Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Coordena o
Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar Gpef - FEUSP/CNPQ.

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

é licenciado em Educação Física e Pedagogia com
Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-doutorado em Currículo e Educação
Física e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física.
É professor do Departamento de Metodologia de Ensino da Faculdade de
Educação da Universidade de São Paulo e coordena o Grupo de Pesquisas
em Educação Física escolar Gpef - FEUSP/CNPq.

Publicado

2014-09-22

Como Citar

Nunes, M. L. F., & Neira, M. G. (2014). Processos de Inclusão Excludente Presentes no Ensino Superior Privado. Educação &Amp; Realidade, 39(4). Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41858

Edição

Seção

Artigos