Competências Leitoras no Saeb: qualidade da leitura na educação básica

Autores

  • Janete Bridon Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí/SC – Brasil
  • Adair de Aguiar Neitzel Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí/SC – Brasil

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Avaliação. Leitura. Aneb.

Resumo

Este artigo discute como as políticas de avaliação, em especial o
Saeb, podem colaborar para a qualidade da educação básica. Ele identifica
as competências em leitura indicadas pelo Saeb e analisa como os alunos
encontram-se em relação à leitura. Esta é uma pesquisa qualitativa e exploratória,
sendo os instrumentos de coleta de dados: o Plano de Desenvolvimento
da Educação: Prova Brasil; os documentos que tratam dos níveis de
escala e desempenho em língua Portuguesa do Inep (2011); e os resultados
do SAEB/Prova Brasil 2011 (Brasil, 2012). Como resultado, apresentamos
que, para alcançar os níveis mais altos de compreensão leitora, os alunos
necessitam desprender-se do texto fácil e adentrar sistematicamente no
universo da leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janete Bridon, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí/SC – Brasil

é mestre em Educação na linha de pesquisa Cultura, Tecnologia
e Processos de Aprendizagem com os estudos promovidos pelo Grupo
de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora da UNIVALI. Bolsista integral
da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Graduada em Letras Português com mérito estudantil pela UNIVALI.
Graduada em Letras Inglês com mérito estudantil pela UFSC.

Adair de Aguiar Neitzel, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí/SC – Brasil

é doutora em Literatura pela UFSC. Professora do
Programa de Mestrado em Educação da UNIVALI. Líder do Grupo de Pesquisa
Cultura, Escola e Educação Criadora. Desenvolve pesquisas sobre
Leitura, Formação estética e Formação de professores. Desenvolve pesquisa
de Pós-doutorado sobre A leitura como prática social em Paris VII – Diderot.

Publicado

2014-04-11

Como Citar

Bridon, J., & Neitzel, A. de A. (2014). Competências Leitoras no Saeb: qualidade da leitura na educação básica. Educação & Realidade, 39(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41347

Edição

Seção

Qualidade na Educação Básica