Editorial

Autores

  • Luís Armando Gandin Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gilberto Icle Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nalú Farenzena Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

Editorial

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Armando Gandin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado (Ph.D.) em Curriculum and Instruction pela University of Wisconsin - Madison (2002). Atualmente é professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Editor da Revista Currículo sem Fronteiras (http://www.curriculosemfronteiras.org), Editor-Chefe da Revista Educação & Realidade e Editor para Língua Portuguesa da revista Educational Policy Analysis Archives. Entre agosto de 2006 e agosto de 2007 serviu como Professor e Pesquisador Visitante Convidado na Oakland University, Estados Unidos. Foi coordenador eleito do Curso de Pedagogia da UFRGS por três mandatos. É autor de vários capítulos, artigos acadêmicos e livros como Educação Libertadora: Avanços, Limites e Contradições, Educação em Tempos de Incertezas (organizado com Álvaro Hypolito - com edições no Brasil e em Portugal), The Routledge International Handbook of Critical Education (organizado com Michael Apple e Wayne Au), The Routledge International Handbook of the Sociology of Education (organizado com Stephen Ball e Michael Apple), Educação Crítica: análise internacional (organizado com Michael Apple e Wayne Au) e Sociologia da Educação: análise Internacional (organizado com Michael Apple e Stephen Ball). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia da educação, políticas educacionais, reformas educacionais, Escola Cidadã e currículo.

Gilberto Icle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Artes Cênicas (1992), mestrado em Educação (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Ensino e Currículo e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi criador e editor da Revista da Fundarte. Foi criador e coordenador dos cursos de graduação em Artes (teatro, dança, música, artes visuais) da UERGS/FUNDARTE. É editor associado da Revista Educação & Realidade e editor-chefe da Revista Brasileira de Estudos da Presença (www.seer.ufrgs.br/presenca).Tem experiência na área de Artes (Teatro e Dança), com ênfase em Pedagogia Teatral e Pedagogia do Ator, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, educação, trabalho do ator, pedagogia teatral, discurso, antropologia, performance, etnocenologia. Possui artigos e livros publicados sobre teatro e educação e produção artística como ator e ditretor de teatro. É coordenador do GETEPE-Grupo de estudos em educação, teatro e performance (www.ufrgs.br/getepe), no qual dirige e atua a UTA-Usina do Trabalho do Ator (www.utateatro.com.br), grupo de criação e investigação teatral. É coordenador do GT-Etnocenologia da ABRACE (2011-2013). Bolsista de Produtividade do CNPq.

Nalú Farenzena, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e Licenciatura em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983). Realizou estágio de pós doutorado junto ao Instituto Internacional de Planejamento da Educação (IIPE - Paris), em 2009. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É editora associada da Revista Educação&Realidade e editora da Revista Políticas Educativas - Poled, do NEPI/AUGM. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de educação básica, financiamento da educação, análise e avaliação de políticas educacionais; controle púbico das ações educacionais, legislação da educação, administração da educação e gestão da educação.

Publicado

2013-06-18

Como Citar

Gandin, L. A., Icle, G., & Farenzena, N. (2013). Editorial. Educação & Realidade, 38(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/40492

Edição

Seção

Editorial