Acessibilidade / Reportar erro

Comprometimento conjunto, normatividade e situatividade entre os muros da escola

Joint commitment, normativity, and situativity in the class

Resumos

Considerando a perspectiva situada e triádica da cognição humana e os conceitos de comprometimento conjunto, normatividade e situatividade, abordam-se os fatos e personagens presentes no filme Entre os muros da escola, em especial o comportamento da personagem-aluna Esmeralda. Observa-se a interação entre alunos e professores em termos do seu objetivo, o qual, diferentemente da idealização que supõe o aprendizado como a finalidade do ensino, mostra-se estar voltado para a aprovação; essa diferenciação acarreta o entendimento de que os reais papéis e ações das pessoas em sala de aula diferenciam-se muito dos que têm sido idealizados na sociedade. Tais postulações são comentadas em relação ao ensino do português como língua materna no Brasil.

Comprometimento Conjunto; Normatividade; Situatividade; Cognição; Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa


Considering the triadic and situated perspective of human cognition and the concepts of joint commitment, normativity and situativity, we approach the facts and characters presented in the film The Class, specially the behavior of the student-character called Esmeralda. The interaction between students and teachers is observed in terms of its purpose, which, differently from the idealization that the goal of teaching is learning, is shown to be focused on approval. This differentiation brings about the understanding that people's real roles and actions in the classroom are very distinct from what is idealized for them in our society. Such assumptions are commented on when it comes to the teaching and learning of Portuguese as a mother tongue in Brazil.

Joint Commitment; Normativity; Situativity; Cognition; Portuguese Teaching-learning


  • AMES, Carole. Classrooms: goals, structures and student motivation. Journal of Educational Psychology, Washington, v. 84, n. 3, p. 261-271, set. 1992.
  • BORTONI-RICARDO, Stella-Maris. Nós Cheguemu na Escola: e agora?: sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola, 2005.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª séries). Brasília: MEC/SEF, 1997, 10 volumes.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª a 8ª séries). Brasília: MEC/SEF, 1998, 10 volumes.
  • BRITO, Percival. Em terra de surdos-mudos: um estudo sobre as condições de produção de textos escolares. In: GERALDI, João Wanderley (Org.). O Texto na Sala de Aula: leitura e produção. 2. ed. Cascavel: Assoeste, 1985. P. 109-119.
  • BRONFENBRENNER, Urie. The Ecology of Human Development. Harvard: University Press, 1979.
  • CARASSA, Antonella; COLOMBETTI, Marco; MORGANTI, Francesca. The role of joint commitment in intersubjectivity. In: MORGANTI, Francesca; CARASSA, Antonella; RIVA, Giuseppe (Org.). Enacting Intersubjectivity: a cognitive and social perspective on the study of interactions. Amsterdam: IOS Press, 2008. P. 187-201.
  • CHAIKLIN, Seth; LAVE, Jean. Understanding Practice: perspectives on activity and context. Cambridge: University Press, 1996.
  • CSIBRA, Gergely; GERGELY, György. Social Learning and Social Cognition: the case for pedagogy. In: MUNAKATA, Yuko; JOHNSON, Mark (Org.). Processes of Change in Brain and Cognitive Development. Attention and Performance, XXI. Oxford: University Press, 2006. P. 249-274.
  • FOUCAULT, Michel. A Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
  • GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
  • GERHARDT, Ana Flávia. Uma Visão Sócio-Cognitiva da Avaliação em Textos Escolares. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 97, p. 1181-1203, set./dez. 2006.
  • GERHARDT, Ana Flávia. Integração Conceptual, Formação de Conceitos e Aprendizado. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16 n. 44, p. 247-263, maio/ago. 2010.
  • GERHARDT, Ana Flávia; ALBUQUERQUE, Camila; SILVA, Igor. A Cognição Situada e o Conhecimento Prévio em Leitura e Ensino. Ciências e Cognição, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 074-091, jul. 2009.
  • GERHARDT, Ana Flávia; SILVA, Alexandre. A Intersubjetividade Referencial e a Interação em Sala de Aula. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. Anais... Campinas: Universidade de Campinas/Associação de Leitura do Brasil, 2009. Disponível em: <http://www.alb.com.br/anais17/>. Acesso em: 12 jan. 2010.
  • GILBERT, Margaret. Living Together: rationality, sociality and obligation. Lanham: Rowman & Littlefield, 1996.
  • ITKONEN, Esa. The central role of normativity in language and in linguistics. In: ZLATEV, Jordan; RACINE, Timothy; SINHA, Chris; ITKONEN, Esa (Org.). The Shared Mind: perspectives on intersubjectivity. Amsterdam: John Benjamins, 2008. P. 279-305.
  • JACKSON, Philip. Life in Classrooms. New York: Teachers College Press, 1986.
  • KLEIMAN, Angela. Leitura e Prática Social no Desenvolvimento de Competências no Ensino Fundamental. In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (Org.). Português no Ensino Médio e Formação do Professor. Rio de Janeiro: Parábola, 2006.
  • KVALE, Steinar. Examinations Reexamined: certification of students or certification of knowledge? In: CHAIKLIN, Seth; LAVE, Jean (Org.). Understanding Practice: perspectives on activity and context. Cambridge: University Press, 1996. P. 215-240.
  • NEISSER, Ulric. Cognition and Reality. San Francisco, Ca: W. H.Freeman and Company, 1976.
  • OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e Adultos como Sujeitos de Conhecimento e Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 12, p. 59-73, set. 1999.
  • ORLANDI, Eni Pucinelli. A Língua Brasileira. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, Unicamp, v. 23, p. 29-36, 1994.
  • PREMACK, David; PREMACK, Ann James. Why Animals lack Pedagogy and some Cultures have more if than Others. In: OLSON, David; TORRANCE, Nancy. Education and Human Development. New York: Blackkwell 1996. P. 302-323.
  • REDDY, Michael. A Metáfora do Conduto: um caso de conflito de enquadramento na nossa linguagem sobre a linguagem. Cadernos de Tradução UFRGS, Porto Alegre, n. 9, p. 5-47, 2000 [1979]
  • SALOMÃO, Maria Margarida Martins. Gramática e Interação: o enquadre programático da hipótese sócio-cognitiva sobre a linguagem. Veredas: Revista de Estudos Lingüísticos, Juiz de Fora, v. 1, n. 1, p. 23-39, 1997.
  • SAWYER, R. Keith; GREENO, James. Situativity and Learning. In: ROBBINS, P.; AYDEDE, M. The Cambridge Handbook of Situated Cognition. Cambridge University Press, 2009. P. 347-367.
  • SINHA, Chris. Situated Selves: learning to be a learner. In: BLISS Joan; SÃLJÕ, Roger; LIGHT, Paul (Org.). Learning Sites: Social and Technological Resources for Learning. Oxford: Pergamon, 1999. P. 32-48.
  • SINHA, Chris. Cognitive Linguistics, Psychology and Cognitive Science. In: GEERAERTS, Dirk; CUYCKENS, Hubert (Org.). The Oxford Handbook of Cognitive Linguistics. Oxford: University Press, 2001. P. 1266-1294.
  • SINHA, Chris. Objects in a Storied World: Materiality, Normativity, Narrativity. Journal of Consciousness Studies, v. 16, n. 6-8, 2009.
  • SINHA, Chris; RODRíGUEZ, Cíntia. Language and the Signifying Object: from convention to imagination. In: ZLATEV, Jordan; RACINE, Timothy; SINHA, Chris; ITKONEN, Esa (Org.). The Shared Mind: perspectives on intersubjectivity. Amsterdam: John Benjamins, 2008. P. 357-378.
  • SOARES, Magda. Linguagem e Escola: uma perspectiva social. 17. ed. São Paulo: Ática, 2005.
  • TOMASELLO, Michael. The Cultural Origins of Human Cognition. Harvard: University Press, 1999.
  • TOMASELLO, Michael; RAKOCZY, Hannes. What Makes Human Cognition Unique? From individual to shared to collective intentionality. Mind and Language, n. 18, p. 121-147, 2003.
  • TREVARTHEN, Colwyn. Communication and Cooperation in Early Infancy: a description of primary intersubjectivity. In: BULLOWA, Margaret (Org.). Before Speech. Cambridge: Cambridge University Press, 1979. P. 321-347.
  • TUMMOLINI, Luca; CASTELFRANCHI, Cristiano. The Cognitive and Behavioral Mediation of Institutions: towards an account of institutional actions. Cognitive Systems Research, v. 7, p. 307-323, jun. 2006.
  • WALKERDINE, V. The Mastery of Reason: cognitive development and the production of rationality. London: Routledge, 1988.
  • WALKERDINE, Valerie. Redefining the Subject in Situated Cognition Theory. In: KIRSHNER, David; WHITSON, James (Org.). Situated Cognition: social, semiotic and psychological perspectives. 2. ed. London: Routledge, 1997. P. 57-70.
  • WERTSCH, James. Mind as Action. Oxford: University Press, 1998.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Ago 2014
  • Data do Fascículo
    Set 2014

Histórico

  • Recebido
    29 Abr 2013
  • Aceito
    10 Fev 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br