A Representação da Deficiência em Livros Infantis: séculos XIX e XX

Autores

  • Ann Dowker University of Oxford, Oxford - Inglaterra

Palavras-chave:

Literatura Infantil. Personagens com Deficiência. Escola do Sofrimento.

Resumo

O presente artigo analisa a representação de personagens deficientes em livros britânicos e norte-americanos do século XIX ao início do século XXI. São analisados tanto os assim chamados clássicos infantis quanto livros fora de edição ou não tão disponíveis. Uma das conclusões é que a representação de personagens deficientes geralmente é mais complexa e variada nos livros mais antigos. Além disso, segundo a visão de muitos autores do século XIX e início do século XX, é necessário aceitar infortúnios como uma forma de obediência a Deus, mas também porque, em última análise, eles são considerados um bem. Portanto, em muitos livros, a deficiência e sua cura, quando ocorre, estão associadas com o caráter.

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Biografia do Autor

Ann Dowker, University of Oxford, Oxford - Inglaterra

Ann Dowker é professora e pesquisadora no Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford. É membro do conselho do projeto Every Child Counts. Trabalha com pesquisadores da França, Itália, Polônia, Brasil, China e Irã sobre jogos infantis com linguagem e uso espontâneo de rima e metáforas. Colabora com pesquisadores da Finlândia e dos Estados
Unidos sobre incapacidades de aprendizagem matemática.

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Dowker, A. (2013). A Representação da Deficiência em Livros Infantis: séculos XIX e XX. Educação & Realidade, 38(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/38156

Edição

Seção

Literatura Infantil e Diferenças