Acessibilidade / Reportar erro

O ensino de sociologia como problema epistemológico e sociológico

The teaching of sociology as an epistemological and sociological problem

Resumos

Este artigo propõe discutir o ensino de sociologia como problema epistemológico e sociológico, atentando para uma comparação entre a França e o Brasil. Analisa o processo de constituição da sociologia como ciência e como disciplina, assim como a produção e a circulação do saber sociológico. Postula-se que a falta de legitimidade da disciplina e do seu reconhecimento social encontra-se no antigo problema da definição dos seus objetivos (função social) e do seu lugar na formação social e educacional do indivíduo e de sua cidadania crítica. Desse modo, o ensino de sociologia se revela como um problema social e político.

Ensino de Sociologia; Saber Sociológico; Constituição da Ciência; Constituição da Disciplina


This article aims to discuss the teaching of sociology as epistemological and sociological problem, noting a comparison between France and Brazil. It analyzes the process of constitution of sociology as a science and as a discipline, as well as the production and circulation of sociological knowledge. It is postulated that the lack of legitimacy of the discipline and its social recognition is the old problem of defining its goals (social function) and its place in the social formation and education of the individual and critical citizenship. In fact, the teaching of sociology reveals itself as a social and political problem.

Teaching Sociology; Sociological Knowledge; Constitution of Science; Constitution of Discipline


  • BEAUD, Sthépane. Lycée: éco sans socio n'est que ruine de l'âme. Le Libération, Paris, 8 fev. 2010.
  • BEAUD, Sthépane. La Sociologie Française au Milieu du Gué. SociologieS, Débats, La situation actuelle de la sociologie, 27 jan. 2012. Disponível em: <http://sociologies.revues.org/3880>. Acesso em: 10 out. 2012.
  • BOURDIEU, Pierre. Questions de Sociologie Paris: Éditions de Minuit, 1984.
  • CANDIDO, Antônio. Sociologia no Brasil (1959). Tempo Social, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 271-301, jun. 2006.
  • CARVALHO, Lejeune Mato Grosso de. A Trajetória Histórica da Luta Pela Introdução da Disciplina de Sociologia no Ensino Médio no Brasil. In: CARVALHO, Lejeune Mato Grosso de (Org.). Sociologia e Ensino em Debate: experiência de discussão de sociologia no Ensino Médio. Ijuí: Editora Unijuí, 2004. P. 17-60.
  • CHATEL, Elisabeth; GROSSE, Gérard. L'Enseignement Sociologique au Lycée: entre problèmes sociaux et sociologie savante. Education et Sociétés, n. 9, 2002.
  • CHATEL, Elisabeth et al. Enseigner les Sciences Économiques et Sociales: le projet et son histoire. INRP, 1993. Disponível em: <http://ses.ens-Ish.fr/pdf/ses/chatel.pdf>. Acesso em: 23 set. 2012.
  • CHENU, Alain. Une Institution Sans Intention: la sociologie en France depuis l'après-guerre. Actes de la Recherches en Sciences Sociales, Paris, n. 141-142, p. 46-61, 2002.
  • DUBAR, Claude. Les Tentatives de Professionalisation de la Sociologie. In: LAHIRE, Bernard (Org.). A Quoi Sert la Sociologie? Paris: La Découverte, 2002. P. 95-117.
  • DUBET, François. Dites-nous, François Dubet, à quoi sert vraiment la sociologie? Paris: Armand Colin, 2011.
  • DURKHEIM, Émile. A Ciência Social e a Ação Lisboa: Livraria Bertrand, 1973.
  • DURKHEIM, Émile. A Educação Moral Petrópolis: Vozes, 2008.
  • HEILBRON, John. La Professionalisation Comme Concept Sociologique et Comme Stratégie des Sociologies. In: SOCIETÉ FRANÇAISE DE SOCIOLOGIE. Historiens et Sociologues Aujourd'hui: journées d'études annueles. Paris: CNRS, 1986. P. 61-73.
  • LAHIRE, Bernard. Introduction. . In: LAHIRE, Bernard (Org.). A Quoi Sert la Sociologie? Paris: La Découverte, 2002. P. 5-12.
  • MAIA, João Marcelo Ehlert; PEREIRA, Luiz Fernando Almeida. Pensando com a Sociologia Rio de Janeiro: FGV, 2009.
  • MICELI, Sérgio. Condicionantes do desenvolvimento das Ciências Sociais no Brasil (1930-1964). [s.d.]. Disponível em: <http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_05/rbcs05_01.htm>. Acesso em: 9 maio 2012.
  • MORAES, Amaury César. Licenciatura em Ciências Sociais e Ensino de Sociologia: entre o balanço e o relato. Tempo Social, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 5-20, abr. 2003.
  • MORAES, Amaury César. Desafios para a Implantação do Ensino da Sociologia na Escola Média Brasileira. In: HANDFAS, Anita; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de (Org.). A Sociologia Vai à Escola: história, ensino e docência. Rio de Janeiro: Quartet/FAPERJ, 2009. P. 19-29.
  • MORAES, Amaury Cesar. Ensino de Sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Cadernos CEDES, Campinas, Universidade Estadual de Campinas, v. 31, p. 359-382, 2011.
  • PINET, Nicole. De la Sociologie aux Sciences Économiques et Sociales. DEES, n. 115, mar. 1999.
  • POSTEL, Nicolas. Editorial: L'Enseignement des SES et L'unité des Sciences Sociales. Revue Française de Socio-Économie, Lille, n. 3, p. 5-9, 2009.
  • SERRY, Hervé. Saint-Thomas Sociologue? Les enjeux cléricaux d'une sociologie catholique. Actes de la Recherches en Sciences Sociales, Paris, n. 153, p. 28-39, jun. 2004.
  • SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. Fundamentos e Metodologias do Ensino de Sociologia na Educação Básica. In: HANDFAS, Anita; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de (Org.). A Sociologia Vai à Escola: história, ensino e docência. Rio de Janeiro: Quartet/FAPERJ, 2009. P. 64-91.
  • WACQUANT, Loïc. O Legado Sociológico de Pierre Bourdieu: duas dimensões e uma nota pessoal. Revista de Sociologia Política, Curitiba, n. 19, p. 95-110, nov. 2002.
  • WRIGHT MILLS, Charles. L'Imagination Sociologique Paris: La Découverte, 1997.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Fev 2014
  • Data do Fascículo
    Mar 2014

Histórico

  • Aceito
    07 Jun 2013
  • Recebido
    06 Mar 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br