Acessibilidade / Reportar erro

Ciência e ideologia na prática dos professores de sociologia no ensino médio: da neutralidade impossível ao engajamento indesejável, ou seria o inverso?

Science and ideology in teachers' practice of sociology in high school: from the impossible neutrality to the undesirable engagement, or is it the other way around?

Resumos

O impacto que a inclusão da sociologia nos currículos do ensino médio causou no âmbito da escola e no campo das ciências sociais tem sido avaliado sob diferentes perspectivas: a) para uma, há perigo de que a sociologia não seja ensinada como ciência, mas como discurso ideológico; b) para outra, o ensino de Sociologia deve ser conscientizador e transformador da sociedade; c) uma terceira enfatiza seu caráter de alfabetização científica, ao equipar estudantes com teorias e métodos, levando-os à consciência de si mesmos e do mundo em que vivem. Pensando a escola média como espaço público, a escolha por uma das vertentes vai além das convicções pessoais do professor, sendo norteada por sua responsabilidade como formador de cidadãos autônomos.

Ensino de Sociologia; Ideologia; Imprensa; Alfabetização Científica


The impact that the inclusion of sociology in high school curriculums caused within the school and in the social sciences has been evaluated from different perspectives: a) for, there is danger that sociology is not taught as science, but as a discourse ideological b) to another, the teaching of sociology should be conscientizing and transforming society, c) a third, emphasizes its character of scientific literacy in equipping students with theories and methods, leading them to the awareness of themselves and the world they live. Thinking middle school as a public space, the choice of one element goes beyond the personal convictions of the teacher, being guided by his responsibility as forming autonomous citizens.

Teaching Sociology; Ideology; Press. Scientific Literacy


  • ARENDT, Hannah. A Crise da Educação. In: ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: Perspectiva, 2007.
  • ASCHER, Nelson. Doutrinação Barata. Folha de S. Paulo, Folha Ilustrada, v. 88, n. 28, 922, p. E6, 9 jun. 2008.
  • AZEVEDO, Reinaldo. Cuidem de suas crianças! Os molestadores ideológicos vêm aí. Blog da Veja.com, 3 jun. 2008. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/cuidem-suas-criancas-os-molestadores-ideologicos-vem-ai>. Acesso em: 2 jan. 2014.
  • BASTIDE, Paul Arbousse; COELHO, Ruy. O Brasil Escapa às Soluções Simplistas.O Estado de S. Paulo, São Paulo, v. 100, n. 32.082, p. 133, 180, 14 out. 1979. Série Documento/Universidade.
  • BAUDELOT, Christian. A Sociologia da Educação: para quê? Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 3, 1991.
  • BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico II: introdução a uma sociologia reflexiva. Lisboa; Rio de Janeiro: Difel, 1989.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: conhecimentos de Sociologia. Brasília: MEC; DPEM, 2006.
  • CANDIDO, Antônio. A Faculdade no Centenário da Abolição. In: CANDIDO, Antônio. Vários Escritos 5. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2011. P. 229-241.
  • CASÃO, Carolina Dias Cunha; QUINTEIRO, Cristiane Thaís. Pensando a Sociologia no Ensino Médio através dos PCNEM e das OCNEM. Revista Mediações, Londrina, v. 12, n. 1, p. 225-238, 2007.
  • CHASSOT, Attico. Alfabetização Científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 22, p. 89-100, jan./abr. 2003.
  • FERREIRA, Eduardo Carvalho. Os Lugares da Sociologia no Ensino Médio: o caso da cidade de Londrina - PR (2007). Monografia (Graduação em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.
  • IOSCHPE, Gustavo. Errar é humanas. Veja.com/Educação, 30 jun. 2008, Disponível em: <http://veja.abril.com.br/gustavo_ioschpe/notas_300608.shtml>. Acesso em: 2 jan. 2014.
  • KAUFMANN, Felix. Metodologia das Ciências Sociais Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.
  • MACEDO, Roberto. Sociologia & Cia. no CNE & Cia. O Estado de S. Paulo, São Paulo, v. 127, n. 41.183, p. 2, 20 jul. 2006.
  • MORAES, Amaury Cesar. Imprensa e Constituinte: o projeto político do jornal O Estado de S. Paulo (1986-1988). 1991. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.
  • MORAES, Amaury Cesar. Licenciatura em Ciências Sociais e Ensino de Sociologia: entre o relato e o balanço. Tempo Social, São Paulo, Universidade de São Paulo, v. 15, n. 1, p. 5-20, maio 2003.
  • MORAES, Amaury Cesar. O Veto de FHC: o sentido de um gesto. In: CARVALHO, Lejeune Mato Grosso (Org.). Sociologia e Ensino em Debate Ijuí: Ed. Unijuí, 2004. P. 105-111.
  • MORAES, Larissa Messias. Desafios e Propostas da Sociologia no Ensino Médio à luz da Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica de João Luiz Gasparin. In: ENCONTRO ESTADUAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 4., 2011, Goiânia. Anais... Goiânia: UFG, 2011. Disponível em: <http://www.ceped.ueg.br/anais/ivedipe/pdfs/sociologia/co/361-786-1-SM.pdf>. Acesso em: 17 out. 2012.
  • SANTOS, Mário Bispo. A Sociologia no Ensino Médio: o que pensam os professores da rede pública do Distrito Federal. 2002. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília, Brasília, 2002.
  • SCHWARTSMAN, Hélio. A Volta da Filosofia. Folha Online 12 jun. 2008. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/helioschwartsman/ ult510u411269.shtml>. Acesso em: 2 jan. 2014 .
  • WEBER, Max. A Ciência como Vocação. In: WEBER, Max. Ciência e Política: duas vocações. Brasília: Ed. UnB/São Paulo: Cultrix, 1983. P. 15-52.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Fev 2014
  • Data do Fascículo
    Mar 2014

Histórico

  • Recebido
    06 Mar 2013
  • Aceito
    08 Jul 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br