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Pedagogias do presente

Pedagogies of current times

Resumos

O objetivo é problematizar as transformações no estado da cultura e, principalmente, suas repercussões no conceito de pedagogia. Procura-se discutir o quanto essas transformações têm sido elementos importantes nas flexões da pedagogia, fazendo com que seja pluralizada em sua denominação e em seus espaços de atuação. Parte-se da hipótese de que a pedagogia procura responder às exigências que cada tempo coloca para a produção de tipos de sujeitos que lhe correspondam, levando adiante o mundo em que vivem. O argumento é sobre o que é denominado de pedagogias do presente: ou seja, pedagogias que se organizam e funcionam num processo de atualização e reconfiguração constantes. As pedagogias parecem atuar para forjar os sujeitos do presente.

Pedagogias do Presente; Transformações Culturais; Estudos Culturais


The aim of this work is to problematise changes in culture and, chiefly, its effects in pedagogy concept. We have sought to discuss the effect of these changes to pedagogies as a way to pluralise its meanings and action spaces. We have drawn on the hypothesis that the pedagogy seeks to fulfil demands for shaping subjects for the world to keep as it is. The argument is about what is called current pedagogies: that is, pedagogies that are organised and work in a process of constant reshaping and updating. Pedagogies seem to act to forge present subjects.

Current Pedagogies; Cultural Changes; Cultural Studies


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Maio 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2014

Histórico

  • Recebido
    18 Out 2012
  • Aceito
    07 Dez 2012
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