A Educação na Prisão como Política Pública: entre desafios e tarefas

Autores

  • Elenice Maria Cammarosano Onofre Universidade Federal de São Carlos
  • Elionaldo Fernandes Julião Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Educação em Prisões. Educação como Direito Humano. Prisão como Instituição Educativa. Políticas Públicas.

Resumo

Este artigo busca trazer contribuições para o debate sobre a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade e enfatiza a necessidade de concretização de políticas públicas que concebam a educação como direito humano, investindo em suas dimensões escolares e não-escolares e em recursos didático-pedagógicos e humanos. Pensar educação nesse contexto significa repensar a instituição prisão como uma comunidade de aprendizagens que envolve todos os seus atores, dotando o homem aprisionado de conhecimentos, valores e competências que lhe permitam reconhecer-se como sujeito de direitos, que conduz a própria vida no presente e ressignifica seu passado em direção a um projeto de vida futura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenice Maria Cammarosano Onofre, Universidade Federal de São Carlos

Professora Adjunta do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas – DTPP e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, em São Carlos, estado de São Paulo. Tem experiência na área da Educação, com ênfase nos temas: formação de professores; educação escolar de jovens e adultos em espaços de restrição e de privação de liberdade.

Elionaldo Fernandes Julião, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto do Instituto de Educação de Angra dos Reis e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, no estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação de jovens e adultos em situação de restrição e privação de liberdade e políticas públicas de educação.

 

Publicado

2013-03-18

Como Citar

Cammarosano Onofre, E. M., & Fernandes Julião, E. (2013). A Educação na Prisão como Política Pública: entre desafios e tarefas. Educação & Realidade, 38(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/30703

Edição

Seção

Educação em Prisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)