Acessibilidade / Reportar erro

A pedagogia do si mesmo: debate sobre a emergência do sujeito que aprende

The self pedagogy: a discussion about the emergence of the subject who learns

Resumos

Este artigo busca contribuir com o desenvolvimento de conceitos pedagógicos que prestigiem a subjetividade humana como elemento de integração dos aspectos simbólicos, emocionais, históricos, atuais, conscientes, não conscientes, racionais e irracionais. A proposta teórica que aqui se utiliza como filtro de percepção dos processos subjetivos é a teoria da subjetividade cultural-histórica de González Rey. Fez-se uma investigação construtivo-interpretativa de um curso online, cujo tema era da área da saúde, que teve como estratégia uma pedagogia de si que revelou posturas pedagógicas relevantes para emergência do aprendiz como sujeito.

Sujeito; Subjetividade; Educação; Saúde; E-learning


This paper aims to contribute with the development of pedagogical concepts that esteems the human subjectivity as a point of integration between symbolic, emotional, historic, current, conscious, unconscious, rational and irrational aspects. The theorical perspective used in this paper as a perception filter of the subjective processes was the cultural-historic theory of subjectivity, from González Rey. A constructive-interpretative investigation was done in an online course about health matters, based in a self-pedagogy that revealed some pedagogical stances to the learner's emergence as a subject.

Subject; Subjectivity; Education; Health; E-learning


  • BALDANI, Mário; FIGUEIREDO, Denisar. Bio Cibernética Bucal - Tomo II: conceitos topológicos. São Paulo: Ciberata, 1976.
  • BALDANI, Mário; FIGUEIREDO, Denisar. Bio Cibernética Bucal São Paulo: Ciberata, 1972.
  • CAPRA, Fritjof. As Conexões Ocultas: ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2002.
  • FREIRE, Paulo. Educação Como Prática da Liberdade 27. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1965/2003.
  • GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. Subjetividade e Saúde: superando a clínica da patologia. São Paulo: Editora Cortez, 2011.
  • GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. O Sujeito que Aprende: desafios do desenvolvimento do tema da aprendizagem na psicologia e na prática pedagógica. In: TACCA, Maria Carmem V. Rosa (Org.). Aprendizagem e Trabalho Pedagógico Campinas: Editora Alínea, 2008. P. 29-44.
  • GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. Psicoterapia, Subjetividade e Pós-Modernidade São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2007.
  • GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. Pesquisa Qualitativa e Subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005a.
  • GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. Sujeito e Subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005b.
  • GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. O Social na Psicologia e a Psicologia Social: a emergência do sujeito. Petrópolis: Vozes, 2004a.
  • GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. Personalidade, Saúde e Modo de Vida São Paulo: Thomson, 2004b.
  • GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. Pesquisa Qualitativa em Psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Thomson, 2002.
  • MATURANA, Humberto. Cognição, Ciência e Vida Cotidiana Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
  • MORIN, Edgar. Ciência com Consciência 11 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
  • MORIN, Edgar. A Cabeça Bem-Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
  • SANTOS, Boaventura Sousa. Um Discurso Sobre as Ciências Porto: Edições Afrontamento, 2001.
  • TELES, Ana Maria Orofino. A Biocibernética Bucal em Verso e Prosa Salto/SP: Schoba, 2012.
  • VASCONCELOS, Helena; SANTOS, Akiko; SANTOS, Ana Cristina S. Professora a Maioria não está Entendendo Nada. In: LIBÂNEO, José Carlos; SANTOS, Akiko. Educação na Era do Conhecimento em Rede e Transdisciplinaridade Campinas: Alínea, 2009. P. 101-142.
  • WIENER, Norbert. Cibernética e Sociedade: o uso humano de seres humanos. São Paulo: Cultrix, 1954.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Set 2013
  • Data do Fascículo
    Set 2013

Histórico

  • Recebido
    06 Mar 2012
  • Aceito
    20 Set 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br