A Professora Rizoma: TPM e magia na sala de aula

Autores

  • Cláudia Madruga Cunha FEEVALE/ NH

Palavras-chave:

professora-rizoma, ciência "mana ", ciência moderna.

Resumo

Da ruptura das certezas, a professora-rizoma nasce. Ela é, enquanto personagem conceitual, cria de si mesmo. Inventada da experiência mestra, mãe, mulher, ela é o feminino potencializado na sala de aula. Pretende discutir qual conhecimento vem brotando do desestruturamento humanístico e histórico pelo qual passa a filosofia em conjunto com as ciências humanas. Disposta a todas as frestas, caminhos, buracos, entre pernas, pontes, portas e fechaduras ela quer falar do ângulo desconfortável da sua diferença, da sua TPM. Influenciada por Deleuze, e no uso de seus conceitos, ela teoriza sua ação como mágica, revelando uma proposta diferente, surgida da inquietação formada em torno do afrouxamento das linhas pedagógicas que se substabeleceram a partir do descrédito da experiência moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Madruga Cunha, FEEVALE/ NH

Professora das disciplinas de Filosofia e Metodologia Científica no Centro Universitário FEEVALE/NH. É mestre em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e, atualmente, é aluna do Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Arquivos adicionais

Publicado

2002-12-01

Como Citar

Cunha, C. M. (2002). A Professora Rizoma: TPM e magia na sala de aula. Educação & Realidade, 27(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25925

Edição

Seção

Artigos