Do Nietzsche Trágico ao Foucault Ético: sobre estética da existência e uma ética para docência

Autores

  • Luciana Gruppelli Loponte UNISC

Palavras-chave:

Formação docente, estética da existência, ética, Nietzsche, Foucault

Resumo

Como pensar a educação e a formação docente a partir das contribuições de Foucault e Nietzsche sobre a estética da existência? Como esta forma estética de vida pode nos ajudar a pensar uma docência que seja mais artista? Neste artigo, problematizo estas questões, ao explorar a idéia da estética da existência a partir de Friedrich Nietzsche e seus livros O nascimento da tragédia eA gaia ciência, e de Michel Foucault, na última parte de sua produção teórica, referente aos últimos dois volumes da História da Sexualidade (O uso dos prazeres e O cuidado de si) e de algumas entrevistas. A partir destes autores discuto a possibilidade de uma ética docente que também passe pela estética de si mesmo. Uma estética de si que não prescinda de forma supostamente narcísica do outro, mas ao contrário, que se alimente da relação com os outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Gruppelli Loponte, UNISC

Licenciada em Educação Artística -Artes Plásticas pela UFPEL, mestre em Educação pela UNICAMP e professora do Departamento de Educação da Universidade de Santa Cruz do sul (UNISC).

Arquivos adicionais

Publicado

2003-12-01

Como Citar

Loponte, L. G. (2003). Do Nietzsche Trágico ao Foucault Ético: sobre estética da existência e uma ética para docência. Educação & Realidade, 28(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25641

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)