O Conceito de Dispositivo em Foucault: mídia e produção agonística de sujeitos-maternos

Autores

  • Fabiana de Amorim Marcello UFRGS

Palavras-chave:

dispositivo, maternidade, agonismo, mídia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a característica multilinear do conceito de “dispositivo”. Para tanto, tal discussão está articulada ao que denominei “dispositivo da maternidade” e às formas pelas quais ele é atualizado agonisticamente na mídia contemporânea. Primeiramente, analiso curvas de visibilidade e regimes de enunciabilidade, que produzem formas de falar e de ver maternidades e sujeitos-mãe; após, argumento acerca de linhas de força que, relacionadas com a dimensão do poder, criam e fixam jogos estratégicos de saber sobre as práticas discursivas maternas; e, por fim, explicito suas linhas de subjetivação que, operando com a dimensão da subjetividade, remetem também à criação de novas possibilidades, (des)caminhos do próprio sujeito e, portanto, indicam as linhas de ruptura do dispositivo em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana de Amorim Marcello, UFRGS

Mestre e doutoranda em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro do Núcleo de Estudos sobre Mídia, Educação e Subjetividade (NEMES).

Arquivos adicionais

Publicado

2004-06-01

Como Citar

de Amorim Marcello, F. (2004). O Conceito de Dispositivo em Foucault: mídia e produção agonística de sujeitos-maternos. Educação & Realidade, 29(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25426

Edição

Seção

Artigos