Alfabetização e Leitura: qual o olhar das revistas pedagógicas acadêmicas?

Autores

  • Rosa Maria Hessel Silveira UFRGS, ULBRA

Palavras-chave:

revistas acadêmicas, letramento, alfabetização, leitura.

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar os artigos publicados sobre leitura e alfabetização de 1998 a 2002 em revistas consideradas de excelência na área de educação, buscando identificar questões de autoria, temáticas mais freqüentes e tendências teóricas. Entre outros dados, a análise evidenciou a maior freqüência de temas como: livros de leitura, história da leitura e da educação, a professora como leitora, letramento ou alfabetismo e políticas públicas, trabalho com crianças, a leitura e as novas tecnologias. O estudo mostra também a emergência do conceito de letramento (literacy) como importante conceito explicativo do período estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Maria Hessel Silveira, UFRGS, ULBRA

Mestre em Letras e doutora em Educação, é professora
dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFRGS e da ULBRA, atuando na área dos Estudos Culturais em Educação.

Arquivos adicionais

Publicado

2004-12-01

Como Citar

Hessel Silveira, R. M. (2004). Alfabetização e Leitura: qual o olhar das revistas pedagógicas acadêmicas?. Educação & Realidade, 29(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25400

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)