A Condição de Aluno- Professor de Língua Inglesa em Discussão: estágio, identidade e agência

Autores

  • Clarissa Menezes Jordão Universidade Federal do Paraná
  • Édina Aparecida Cabral Bührer Universidade Estadual do Centro-Oeste

Palavras-chave:

Aluno-Professor. Estágio. Língua Inglesa. Agência. Hibridização.

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado envolve situações conflitantes relacionadas à condição do licenciando como aprendiz e professor, em especial no caso da licenciatura em língua inglesa. Este texto aborda o posicionamento dos licenciandos ora como alunos, ora como professores, e os conflitos que esta posição híbrida, em não sendo reconhecida como tal, pode ocasionar. A partir da leitura de teorias póscoloniais como as de Bhabha, Hall e Derrida, concluímos que este espaço, quando explicitado como um lócus de enunciação que coloca o aluno-professor em um lugar de hibridização, oferece uma oportunidade de exercício de agência aos sujeitos nesta etapa de sua formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarissa Menezes Jordão, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Letras pela USP, tem pós-doutorado em globalização e estudos culturais no Canadá. Leciona na graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) em Letras na UFPR, onde coordena o grupo de pesquisa "Identidade e Leitura" e o Núcleo de Assessoria Pedagógica, dedicado à formação continuada de professores da rede pública. Seus interesses de pesquisa giram em torno de teorias e práticas de formação de professores, letramento crítico e multiletramentos, discurso e identidade.

Édina Aparecida Cabral Bührer, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutoranda em Letras na Universidade Federal do Paraná (UFPR).  Professora de Língua Inglesa e Estágio Supervisionado com Mestrado em Letras pela UFPR. Instituição de Filiação UNICENTRO. Bolsista da CAPES.

Publicado

2013-06-18

Como Citar

Jordão, C. M., & Bührer, Édina A. C. (2013). A Condição de Aluno- Professor de Língua Inglesa em Discussão: estágio, identidade e agência. Educação & Realidade, 38(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23490

Edição

Seção

Artigos