Construções Discursivas sobre Pesquisa em Educação: o que falam professores formadores universitários

Autores

  • Ana Canen UFRJ
  • Ludmila Thomé de Andrade UFRJ

Palavras-chave:

Construções Discursivas. Pesquisa em Educação. Professores Formadores. Multiculturalismo.

Resumo

O presente artigo busca detectar, a partir dos discursos de professores-doutores, pesquisadores da Faculdade de Educação da UFRJ, formas plurais e invariâncias na construção dos significados de pesquisa - tema particularmente relevante em um momento em que o papel da pesquisa tem sido colocado em questão, em projetos e políticas de formação docente. Argumentamos que a compreensão da pesquisa e de sua relevância como construções discursivas, intimamente ligadas ao pesquisador como sujeito multicultural, pode avançar no sentido de promover a superação de narrativas-mestras e contribuir para a formação identitária plural de futuros professores e pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Canen, UFRJ

Ana Canen é professora da Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pesquisadora do PROEDESIUFRJ, pesquisadora do CNPq.

Ludmila Thomé de Andrade, UFRJ

Ludmila Thomé de Andrade é professora da Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Arquivos adicionais

Publicado

2011-09-13

Como Citar

Canen, A., & Andrade, L. T. de. (2011). Construções Discursivas sobre Pesquisa em Educação: o que falam professores formadores universitários. Educação & Realidade, 30(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/23004

Edição

Seção

Artigos