O Gauchismo e as Escolas: a diversidade cultural em questão

Autores

  • Ceres Karam Brum UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Tradicionalismo. Gauchismo. Educação. Identidade. Território. Região.

Resumo

Neste texto, desejamos efetuar uma reflexão sobre o gauchismo e o tradicionalismo no Rio Grande do Sul. Partimos da construção mítica da figura do gaúcho e suas utilizações pelo gauchismo, que identifica sua figura como ideal pattern a ser internalizado a partir de múltiplos aprendizados. Como conclusão, desejamos sublinhar algumas dimensões do discurso da diversidade cultural em contextos de culto do gauchismo e do tradicionalismo na atualidade. Isto se dá a partir de análise bibliográfica e de trabalhos de campo, que demonstram o cenário educacional como um campo de disputas perpassado por diferentes formas de violência simbólica, envolvendo ideias, valores e imaginários nos processos de construção das identidades regionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ceres Karam Brum, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Possuo graduação em Ciências Jurídicas e Sociais (1991), graduação em História (1996), mestrado em Educação (1998) e mestrado em Integração Latino - Americana (1999) todos pela Universidade Federal de Santa Maria. Cursei doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), com estágio acadêmico na École des Hautes Études en Sciences Sociales (2003-2004) e pós-doutorado júnior em História Ibero-Americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente sou professor adjunto 2 da Universidade Federal de Santa Maria, onde atuo no Departamento de Ciências Sociais e no Mestrado em Ciências Sociais. Tenho experiência de pesquisa em Antropologia e História, nas áreas de Antropologia da Educação, Antropologia Urbana e História da Educação. Atuo principalmente nos seguintes temas: mito, imaginário, representações, memória, educação, Missões Jesuítico-Guaranis, Rio Grande do Sul e tradicionalismo gaúcho, com ênfase na construção de identidades regionais e nacionais. Sou autora dos livros Sepé Tiaraju missioneiro: um mito gaúcho. Santa Maria: Pallotti, 2006 e Esta terra tem dono: representações do passado missioneiro no Rio Grande do Sul. Santa Maria: Editora da UFSM, 2006.

Publicado

2013-06-18

Como Citar

Brum, C. K. (2013). O Gauchismo e as Escolas: a diversidade cultural em questão. Educação & Realidade, 38(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22242

Edição

Seção

Artigos