O Tocar na Relação de Cuidado Baseada no Sensível

Autores

  • Danis Bois Universidade de Fernando Pessoa
  • Hélene Bourhis Universidade Moderna de Lisboa

Palavras-chave:

Corpo Sensível. Cuidado. Relação de Ajuda Manual. Sensível. Somatopsicopedagogia.

Resumo

Este artigo visa a introduzir a relação de ajuda manual no campo da educação para a saúde. Argumentamos em favor do interesse em se integrar a dimensão humana no tratamento dos pacientes, através do tocar relacional. O leitor encontrará um inventário da questão na França e descobrirá uma abordagem de acompanhamento baseada na mediação corporal fundamentada no Sensível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danis Bois, Universidade de Fernando Pessoa

Professor Catedrático, Titular em Ciências Sociais, Doutor em Ciências da Educação. Professor da Universidade Fernando Pessoa, pesquisa sobre Metodologia de pesquisa qualitativa; Psicopedagogia e acompanhamento de adultos, Educação para a saúde e Educação terapêutica.

Hélene Bourhis, Universidade Moderna de Lisboa

Psicopedagoga, Mestre Psicopedagogia Perceptiva, Doutoranda em Ciências da Educação, Assistente de pesquisa da Universidade de Fernando Pessoa, Diretora Pedagógica da Formação de Somato-psicopedagogia. Pesquisa sobre Psicopedagogia e acompanhamento de adultos, Educação para a saúde e Educação terapêutica.

Arquivos adicionais

Publicado

2012-04-19

Como Citar

Bois, D., & Bourhis, H. (2012). O Tocar na Relação de Cuidado Baseada no Sensível. Educação & Realidade, 37(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21806

Edição

Seção

Cuidado Humano e Educação