Educação e Imagens na Sociedade do Espetáculo: as pedagogias culturais em questão

Autores

  • Alexandre Filordi de Carvalho UNIFESP

Palavras-chave:

Educação. Pedagogias Culturais. Cultura. Sociedade do Espetáculo.

Resumo

O artigo analisa as razões pelos quais a cultura de imagens se faz presente nos agentes simbólicos da atual cultura, fomentando experiências e estratégias educativas que se difundem para além das fronteiras da educação formal. A hipótese é a de que toda análise crítica dirigida às pedagogias culturais viabilizam condições para que as estratégias educacionais também utilizem componentes imagéticos presentes nos agentes simbólicos da cultura. Para tanto, será analisada a cultura das imagens na perspectiva da Sociedade do Espetáculo (2000), e as razões pelas quais a análise crítica das pedagogias culturais se tornam essenciais no campo da educação, desafiando as próprias práticas educacionais atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Filordi de Carvalho, UNIFESP

Professor de Filosofia de Educação no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Publicado

2013-06-18

Como Citar

Carvalho, A. F. de. (2013). Educação e Imagens na Sociedade do Espetáculo: as pedagogias culturais em questão. Educação & Realidade, 38(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21437

Edição

Seção

Artigos