Tópicos para Pensar a Pesquisa em Cinema e Educação

Autores

  • Fabiana de Amorim Marcello ULBRA
  • Rosa Maria Bueno Fischer UFRGS

Palavras-chave:

Cinema. Pesquisa. Educação. Linguagem. Filosofia.

Resumo

O artigo apresenta e discute uma agenda para as pesquisas em cinema e educação, dialogando com autores como Ismail Xavier, Alain Badiou, Didi-Huberman, Foucault e Merleau-Ponty, entre outros. Propõe-se que tal tipo de investigação implica uma operação com narrativas fílmicas, na qual a construção do objeto científico está relacionada a pelo menos três dimensões: as linguagens específicas com que se faz cinema, o público ao qual se destinam os materiais e os objetivos em foco,  e algumas interrogações de ordem filosófica, cultural e pedagógica, ligadas ao tempo presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana de Amorim Marcello, ULBRA

Fabiana de Amorim Marcello é doutora em Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da ULBRA.

 

Rosa Maria Bueno Fischer, UFRGS

Rosa Maria Bueno Fischer é doutora em Educação, pesquisadora do CNPq e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS.

 

Arquivos adicionais

Publicado

2011-07-22

Como Citar

Marcello, F. de A., & Fischer, R. M. B. (2011). Tópicos para Pensar a Pesquisa em Cinema e Educação. Educação & Realidade, 36(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16944

Edição

Seção

Pesquisar em Educação