Ciberética: a ética no espaço virtual dos jogos eletrônicos

Autores

  • Daniela Karine Ramos Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Jogos Eletrônicos. Desejo. Ética. Ciberética.

Resumo

O objetivo do trabalho é identificar as influências que os jogos eletrônicos têm sobre a construção da moral e da ética. Diante disso, buscamos captar a singularidade presente na relação que os jogadores estabelecem com o espaço virtual, utilizando como inspiração metodológica a cartografia. Na pesquisa, cinco jovens foram observados e relataram suas experiências com os jogos eletrônicos. A partir disso, identificamos que o jogador leva em conta aspectos éticos de forma diferenciada e propomos o conceito de ciberética, entendida como uma ética presente nos jogos eletrônicos que considera a capacidade do sujeito-jogador de avaliar as regras definidas e orientar o seu comportamento no mundo virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Karine Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga e Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora do Departamento de Metodologia de Ensino, na Universidade Federal de Santa Catarina.

Arquivos adicionais

Publicado

2012-04-19

Como Citar

Ramos, D. K. (2012). Ciberética: a ética no espaço virtual dos jogos eletrônicos. Educação & Realidade, 37(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16374

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)