Performatividades e Fabricações na Economia Educacional: rumo a uma sociedade performativa.

Autores

  • Stephen J. Ball University of London

Palavras-chave:

Performatividade. Política social. Educação. Produtividade. Responsabilização.

Resumo

Este artigo trata de uma discussão sobre a performance e a performatividade na educação e na política social. Parte de uma concepção de performance como medida de produtividade e desempenho e de performatividade como tecnologia, cultura e modo de regulação. Busca, então, realizar uma análise crítica das novas formas regulativas que derivam deste novo discurso de poder. Pretende, ainda, examinar a existência de uma atitude, de um posicionamento ético com o qual professores e pesquisadores, nos mais variados setores da educação, têm se deparado; atitude baseada na responsabilização e no empreendedorismo – termos que constituem, de um lado, parâmetros de trabalho e relação social e, de outro, que definem um modo de fazer e um modo de ser.

 

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Biografia do Autor

Stephen J. Ball, University of London

Stephen J. Ball é professor Titular de Sociologia da Educação na Cátedra Karl
Mannheim do Institute of Education da University of London, Reino Unido.

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Como Citar

Ball, S. J. (2010). Performatividades e Fabricações na Economia Educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação & Realidade, 35(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15865

Edição

Seção

Performance, Performatividade e Educação