Currículo de História, Políticas da Diferença e Hegemonia: diálogos possíveis.

Autores

  • Carmen Teresa Gabriel Anhorn UFRJ
  • Warley da Costa UFRJ

Palavras-chave:

Currículo de História. Hegemonia. Temporalidade. Identidade. Identidade Narrativa.

Resumo

Este texto tem por objetivo explorar a potencialidade analítica da hibridização entre movimentos teóricos para o avanço das pesquisas no campo do ensino de história.  Operamos com as contribuições tanto da teoria social de discurso de Laclau e Chantal Mouffe como da teorização da história inseridas no paradigma da narratividade (Rusen, Ricoeur). Interessa-nos pensar esse campo como um espaço discursivo onde são travadas as lutas hegemônicas em nossa contemporaneidade em torno de dois fluxos de sentidos: o das identidades e o das temporalidades. Essa articulação teórica nos permitiu problematizar, nos fragmentos discursivos produzidos por alunos de história do terceiro ano do ensino médio, alguns argumentos presentes nas políticas de currículo dessa área, que disputam discursos fixadores de sentidos de identidade nacional.

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Biografia do Autor

Carmen Teresa Gabriel Anhorn, UFRJ

Carmen Teresa Gabriel Anhorn é Professora do Programa de Pós-Graduação da
Faculdade de Educação da UFRJ, Rio de Janeiro, RJ. Pesquisadora do Núcleo de
Estudos de Currículo (NEC/UFRJ) onde desenvolve atualmente a pesquisa Verdade,
Diferença, Hegemonia nos Currículos de História: um estudo em diferentes
contextos, financiada pela FAPERJ e à qual este texto está vinculado.
E-mail: cartesa@ighost.com.br

Warley da Costa, UFRJ

Warley da Costa é Professora Assistente de Didática e Prática de Ensino de
História da Faculdade de Educação da UFRJ, Rio de Janeiro, RJ. Doutoranda
em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Mestre
em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
E-mail: warleydacosta@hotmail.com

Arquivos adicionais

Publicado

2011-04-15

Como Citar

Gabriel Anhorn, C. T., & da Costa, W. (2011). Currículo de História, Políticas da Diferença e Hegemonia: diálogos possíveis. Educação & Realidade, 36(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15078

Edição

Seção

Ensino de História