Brincadeiras no Ensino Fundamental: pistas para a formação de professoras

Autores

  • Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Marina Leme Pasqual Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Mayara Carrijo Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

Ensino Fundamental de 9 Anos. Atividade Lúdica. Professor. Formação.

Resumo

Apresenta-se parte dos resultados de pesquisa feita em 2008, em duas escolas públicas municipais de uma cidade do interior do estado de São Paulo, com objetivo de identificar se e como as brincadeiras têm sido incluídas nos currículos dos primeiros anos do novo Ensino Fundamental (EF). Aqui, recortam-se as observações de duas reuniões de Pais e Mestres, analisando-se as concepções das professoras quanto à atividade lúdica e sua inclusão no cotidiano escolar. Com o trabalho analítico qualitativo, evidencia-se a não homogeneidade da construção do EF (mesmo entre escolas de igual filiação administrativa e de mesma região) e problematizam-se os modos de abordagem da atividade lúdica pelas professoras, localizando aspectos importantes para fundamentar a sua formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora em Educação pela Unicamp. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Direito à Educação, na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do Educador. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Marina Leme Pasqual, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica sob orientação da primeira autora.

Mayara Carrijo Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica sob orientação da primeira autora.

Arquivos adicionais

Publicado

2012-04-19

Como Citar

Rocha, M. S. P. de M. L. da, Pasqual, M. L., & Ferreira, M. C. (2012). Brincadeiras no Ensino Fundamental: pistas para a formação de professoras. Educação & Realidade, 37(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/14721

Edição

Seção

Artigos