Do que Vale para o que Pode: corpos de Quincas Berro Dágua

Autores

  • Michele de Freitas Faria de Vasconcelos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernando Seffner Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Corpo. Modos de Subjetivação. Reforma Psiquiátrica/CAPS. Álcool e Outras Drogas. Masculinidades.

Resumo

Este é um texto que versa sobre produção de corpos normalizados/identificados, bem como de suas reexistências. Tendo como espaço de inserção-análise um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para álcool e outras drogas (AD) de Aracaju-Sergipe, intenta-se abrir possibilidades de pensar conexões entre dois temas que acreditamos importantes, mas ainda pouco explorados no terreno da Reforma Psiquiátrica: álcool e outras drogas e relações de gênero, sobretudo, arranjos de masculinidades. Em terrenos biopolíticos, pensar o que valem e o que não valem corpos masculinos que usam álcool e/ou outras drogas e serviços de saúde mental. Pensar, especialmente, o que podem esses corpos, porque os corpos sempre podem mais do que o que prescrevem as normas. Pesquisar, enfim, modos de subjetivação desses corpos. Este artigo insere-se dentro de projeto de pesquisa em andamento, para elaboração de tese de doutorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele de Freitas Faria de Vasconcelos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Formada em psicologia pela UFS; mestre em saúde coletiva pelo ISC/UFBA, bolsista CNPQ; doutoranda e bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Linha de Pesquisa: Educação, Sexualidade e Relações de Gênero.

Fernando Seffner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Linha de Pesquisa: Educação, Sexualidade e Relações de Gênero.

Arquivos adicionais

Publicado

2011-12-07

Como Citar

Vasconcelos, M. de F. F. de, & Seffner, F. (2011). Do que Vale para o que Pode: corpos de Quincas Berro Dágua. Educação & Realidade, 36(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13611

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)