L’ esprit du temps e o surgimento da Universidade no Brasil

Autores

  • Denise Leite
  • Wrana Maria Panizzi

Palavras-chave:

modernismo, universidade, inovação, cultura.

Resumo

O artigo trata da possibilidade de uma relação entre o Movimento Modernista e o surgimento das universidades no Brasil, nos anos de 1930, em decorrência de um espírito de inovação que se autoconstruiu a partir da Semana de Arte Moderna de 22. O enfrentamento das velhas estruturas nas artes canalizou transformações também nas áreas política, social e educacional do País. Com base no exame do Pré-Modernismo e do Modernismo o artigo argumenta que a Universidade Brasileira nasce antropofágica, vivendo a dialética da construção-desconstrução de valores e percepções que lhe deram identidade e forma. Defende a idéia de uma universidade que, se auto-reformando, para falar com o mundo, atinge as mais inovadoras fronteiras do conhecimento universal, sem perder o enraizamento da cultura do País, mantendo suas especificidades e a qualidade de suas diferenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Leite

Denise Leite  é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS e pesquisadora do CNPq.

Wrana Maria Panizzi

Wrana Maria Panizzi é professora do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Faculdade de Arquitetura da UFRGS e pesquisadora CNPq.

 

Arquivos adicionais

Como Citar

Leite, D., & Panizzi, W. M. (2010). L’ esprit du temps e o surgimento da Universidade no Brasil. Educação & Realidade, 30(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12524

Edição

Seção

Artigos