Implicações Políticas e Pedagógicas da EJA integrada à Educação Profissional

Autores

  • Marise Nogueira Ramos UERJ

Palavras-chave:

Educação profissional. Educação de jovens e adultos. Trabalhocomo princípio educativo. Escola unitária. Currículo integrado.

Resumo

 

RESUMO - Implicações Políticas e Pedagógicas da EJA integrada à Educação Profissional.

Palavras-chave:

O texto aborda as implicações políticas e pedagógicas da integração entre educação básica e profissional na EJA, analisando o desafio de incorporar o trabalho nessa modalidade, sem submetê-la ao mercado e ao mito da empregabilidade. Para isto, recorre a pensadores do materialismo histórico-dialético, que possibilitam compreender o trabalho no seu sentido ontológico e histórico, bem como a relação entre trabalho, ciência e cultura. Retoma, de Marx e de Gramsci, a concepção de escola unitária e do trabalho como princípio educativo, para fundamentar o sentido da integração como formação omnilateral dos trabalhadores. Ao discutir as implicações pedagógicas, expõe o desafio de o currículo proporcionar a integração de conhecimentos gerais e específicos, pela mediação dos processos de produção.Educação profissional. Educação de jovens e adultos. Trabalhocomo princípio educativo. Escola unitária. Currículo integrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marise Nogueira Ramos, UERJ

Marise Nogueira Ramos é doutora em Educação, professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana e da Faculdade de Educação da UERJ. É professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – Fiocruz.

E-mail: ramosmn@gmail.com

Arquivos adicionais

Publicado

2010-04-20

Como Citar

Ramos, M. N. (2010). Implicações Políticas e Pedagógicas da EJA integrada à Educação Profissional. Educação & Realidade, 35(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11029

Edição

Seção

EJA e Educação Profissional