A Aprendizagem da Dor

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem, Vulnerabilidade, Verdade, Solidariedade.

Resumo

O interesse pela pandemia extrapola a área de especialistas em saúde pelas repercussões em todos os âmbitos da vida, particularmente na educação. Ao mesmo tempo que traz o estranho, o que é ameaçador, desestabilizando a ordem vigente, a dolorosa experiência mobiliza nossa capacidade de sentir e aprender. Dessa aprendizagem da dor já é possível recolher as primeiras lições da pandemia: o reconhecimento da vulnerabilidade da condição humana, a importância da verdade para enfrentar os problemas e a solidariedade com o outro. O artigo conclui que a aprendizagem e o saber mais amplo decorrentes dessas lições tem uma força transformadora, que se constitui numa espécie de superação, não no sentido de um sentimentalismo ingênuo, mas algo que surge da própria situação dolorosa, pois, como percebe Hölderlin, justamente onde há o perigo cresce a salvação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadja Hermann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Nadja Hermann é professora titular de Filosofia da Educação aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. 

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Hermann, N. (2021). A Aprendizagem da Dor. Educação & Realidade, 45(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/110033

Edição

Seção

As Lições da Pandemia