Juventude e Desamparo: relato de uma pesquisa intervenção

Autores

Palavras-chave:

Psicanálise, Clínica Ampliada, Educação Não-Formal, Adolescência, Vulnerabilidade Social.

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma intervenção realizada com um grupo de alunos de uma ONG da cidade do Rio de Janeiro, dedicada ao ensino de música clássica para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. O trabalho de campo se deu em um contexto de educação não-formal, visando conceber a clínica psicanalítica em uma perspectiva ampliada e, ainda, inserir a psicanálise como uma prática capaz de produzir efeitos clínico-políticos. A partir do Diário de Campo produzido ao longo dos encontros, reflexões são tecidas no sentido de analisar quais as repercussões do espaço grupal de acolhimento e de escuta ofertado aos jovens, em um entrelaçamento de teoria e prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Perla Klautau, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ

Perla Klautau é Professora do Instituto de Psicologia da UFRJ, Psicanalista, Membro efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro.

Maria Manuela Dias Ramos de Macedo, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ

Maria Manuela Dias Ramos de Macedo é Psicóloga Clínica formada pela Universidade Veiga de Almeida, mestranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Membro Associado em Formação do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro. 

Marcella Siniscalchi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ

Marcella Siniscalchi é Psicóloga Clínica com orientação psicanalítica. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado

2021-06-23

Como Citar

Klautau, P., Macedo, M. M. D. R. de, & Siniscalchi, M. (2021). Juventude e Desamparo: relato de uma pesquisa intervenção. Educação & Realidade, 46(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/109164

Edição

Seção

Adolescência na cidade: questões para os campos da psicanálise, educação e política