Impacto do Parfor nas Escolas Públicas do Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

Parfor, Formação de Professores, Avaliação de Impacto, Diferenças em Diferenças.

Resumo

Este estudo avalia o impacto do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) nas escolas públicas. Operacionalmente, reduziu-se o universo do Parfor aos cursos de Pedagogia e, seus resultados, aos anos iniciais do ensino fundamental. Utilizou-se o método diferenças em diferenças (DD) para avaliar se houve aumento no número de pedagogos em atuação nas escolas públicas beneficiadas, bem como melhoria no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dessas mesmas escolas. Os resultados apontaram que o Parfor promoveu um pequeno aumento na quantidade de pedagogos nas unidades escolares, mas no que se refere ao Ideb os resultados não foram conclusivos.

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Biografia do Autor

Valdinei Costa Souza, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasília/DF

Valdinei Costa Souza é doutora em Educação (UnB), Analista Sênior em Ciência e Tecnologia (Capes).

Publicado

2021-09-10

Como Citar

Souza, V. C. (2021). Impacto do Parfor nas Escolas Públicas do Ensino Fundamental. Educação & Realidade, 46(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/106417

Edição

Seção

Artigos