Funções Cognitivas – Convergências entre neurocinências e Epistemogia genética.

Autores

  • Helena Vellinho Corso

Palavras-chave:

Assimilação. Acomodação. Esquema. Estádio de desenvolvimento. Cérebro.

Resumo

O conhecimento crescente das estruturas e funções cerebrais vem permitindo o incremento do estudo sobre as funções cognitivas, a partir da relação entre processos psicológicos e as organizações cerebrais correspondentes. Neste contexto, o presente trabalho argumenta no sentido da pertinência de uma aproximação entre a explicação piagetiana, de um lado, e a explicação oferecida pelas neurociências, de outro, para o mesmo processo de conhecimento e de desenvolvimento cognitivo, buscando coerência e complementaridade entre as duas explicações. Detivemo-nos em alguns conceitos centrais da Epistemologia e Psicologia Genéticas – “assimilação”, “acomodação”, “esquema” e “estádio de desenvolvimento” – para depois buscar convergência entre esses conceitos psicológicos e o conhecimento sobre estrutura, funcionamento e desenvolvimento do sistema nervoso.

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Publicado

2009-11-19

Como Citar

Corso, H. V. (2009). Funções Cognitivas – Convergências entre neurocinências e Epistemogia genética. Educação & Realidade, 34(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/10089

Edição

Seção

Artigos