Por Que Estudos Culturais?

Autores

Palavras-chave:

Estudos Culturais, Estudos de Natureza, Relações Étnico-Raciais.

Resumo

Argumenta-se, neste texto, que a vitalidade dos Estudos Culturais está na abertura e receptividade para promover enlaces conceituais e teóricos variados. De modo a adensar a discussão sobre o frutífero encontro entre Estudos Culturais e Educação, no presente artigo promove-se um rastreamento de pesquisas sobre natureza e, também, daquelas dedicadas às temáticas indígenas e afro-brasileiras de modo a indicar enlaces teóricos, caminhos investigativos e pontos de atenção promovidos por pesquisadores identificados com este campo articulatório. Observa-se que, como parte de um projeto ético-político mais amplo, estes estudos questionam essencialismos, fundamentalismos, eurocentrismos, racismos e acenam para possíveis formas de resistência político-acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Tatiana Bonin, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas/RS

Iara Tatiana Bonin é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. É bolsista Produtividade (Pq 2) do CNPq e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil. Sua produção vincula-se ao campo dos Estudos Culturais e desenvolve estudos sobre identidades e diferenças na cultura contemporânea, com especial ênfase na temática indígena.

Daniela Ripoll, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas/RS

Daniela Ripoll é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estudos culturais em educação, atuando principalmente com educação; estudos culturais; educação em ciências e biologia.

Maria Lúcia Castagna Wortmann, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas/RS

Maria Lúcia Castagna Wortmann é mestre em Educação e doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado doutorado sanduíche na Université Paris VI (Pierre et Marie Curie), Paris, França. É professora convidada do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora adjunta no Programa de Pós-Graduação da Universidade Luterana do Brasil. Atua no campo dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos Culturais da Ciência.

Luis Henrique Sacchi dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Luís Henrique Sacchi dos Santos é professor associado no Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência com estudos culturais em educação; estudos de corpo; corpo e saúde; cultura somática; ensino de ciências e biologia, educação em saúde (promoção da saúde); ética em pesquisa; medicalização; biossociabilidade; biologia cidadã e biopedagogias.

Publicado

2020-07-02

Como Citar

Bonin, I. T., Ripoll, D., Wortmann, M. L. C., & Santos, L. H. S. dos. (2020). Por Que Estudos Culturais?. Educação & Realidade, 45(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/100356

Edição

Seção

Artigos