XIGUBOS, PANDEIROS E ATABAQUES: INSTRUMENTOS COMO MEIO DE ACESSO AO SOBRENATURAL NO BRASIL E EM MOÇAMBIQUE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8136.118091

Palavras-chave:

etnomusicologia, pentecostalismo, zione, candomblé

Resumo

Este artigo busca traçar conexões que determinados instrumentos musicais executam entre o plano dos seres humanos e o plano do sagrado em distintos contextos religiosos. Serão analisados o xigubo nos cultos zione de Moçambique e, no Brasil, o uso do pandeiro na igreja Assembleia de Deus, e do atabaque no candomblé por meio de etnografias feitas por um músico e dois antropólogos. Para tanto, adentramos em temas como permissões de uso, posição dentro do rito, eletrificação e corporeidade, para demonstrar como tal conexão é implementada. O papel de mídia exercido pelos instrumentos musicais investigados demonstra que, mesmo em campos de pesquisa com pouca (ou nenhuma) relação entre si, o contato entre ambos os planos (humano e sobrenatural) tem na música produzida a corrente de contato que conecta os seres humanos ao sagrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artur Costa Lopes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor de música da prefeitura do Rio de Janeiro e de história pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Doutorando em música pela UFRJ.

Érico de Souza Brito, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui mestrado e bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Realiza estudos na área de Antropologia, com ênfase em etnografias de povos africanos e de cultos afro-brasileiros abordando questões de identidade, diferenciações, poder político e sonoridades.

Clayton da Silva Guerreiro, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Ciências Sociais pela UNICAMP com período sanduíche na Utrecht University (Holanda), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Licenciado em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com pesquisa nas áreas de Antropologia e Religião. Atualmente é pesquisador do GEMA - Grupo de Estudos sobre Mediação e Alteridade - sediado no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) - e do Laboratório de Antropologia da Religião - LAR (Unicamp).

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Lopes, A. C., Brito, Érico de S., & Guerreiro, C. da S. (2021). XIGUBOS, PANDEIROS E ATABAQUES: INSTRUMENTOS COMO MEIO DE ACESSO AO SOBRENATURAL NO BRASIL E EM MOÇAMBIQUE. Debates Do NER. https://doi.org/10.22456/1982-8136.118091