Inovações democráticas na perspectiva de seus participantes. Uma abordagem para o ajuste social percebido

Autores

  • Patricia Mariel Sorribas Instituto de Investigaciones Psicológicas, CONICET/Universidad Nacional de Córdoba
  • Mariana Carla Gutierrez Instituto de Estudios dn Comunicación, Expresión y Tecnologías (IECET) Unidad Ejecutora CONICET/ Universidad Nacional de Córdoba (Argentina).

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.110386

Resumo

O artigo recolhe críticas ao quadro institucional participativo de diferentes latitudes, reconhecendo dimensões relevantes e, a seguir, estabelecendo, na perspectiva dos participantes, se estão associadas às experiências implementadas em Córdoba (Argentina). Analisamos a avaliação dos atores envolvidos nos processos participativos em torno das políticas culturais e nos órgãos de participação. Com base em evidências produzidas por meio de pesquisas, entrevistas e análises de documentos, concluímos que as experiências de Córdoba de participação cidadã registram indicadores de desequilíbrio social, fragilizando a aceitação da institucionalidade associada a uma concepção participativa de democracia local. Esses resultados podem corresponder a uma interpretação do contexto político como imutável, apesar da abertura institucional e da inovação. No campo das políticas culturais, o desequilíbrio social é parcial, dada a percepção de que esses processos reforçam a autodeterminação e a justiça, resultando em uma maior aceitação institucional. No entanto, a democratização na tomada de decisões de política cultural foi distribuída de forma desigual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Mariel Sorribas, Instituto de Investigaciones Psicológicas, CONICET/Universidad Nacional de Córdoba

Investigadora Asistente (CONICET). Prof. Asistente (Universidad Nacional de Córdoba). Coordinadora Grupo Democracia Local (Red Ciudadana Nuestra Córdoba)

Mariana Carla Gutierrez, Instituto de Estudios dn Comunicación, Expresión y Tecnologías (IECET) Unidad Ejecutora CONICET/ Universidad Nacional de Córdoba (Argentina).

Becaria Doctoral (CONICET). Mgter en Sociología (Universidad Nacional de Córdoba)

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Sorribas, P. M., & Gutierrez, M. C. (2021). Inovações democráticas na perspectiva de seus participantes. Uma abordagem para o ajuste social percebido. Revista Debates, 15(1), 143–167. https://doi.org/10.22456/1982-5269.110386