Investigando corpos íntegros e expressivos: um experimento de dança em contato com manifestações populares de Folia de Reis

Autores

  • Daniel Santos Costa Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Processo Criativo, Dança Contemporânea, Expressão e Movimento

Resumo

O presente projeto consistiu num estudo voltado para o corpo expressivo e para o processo criativo em dança, propondo um intercâmbio entre o estudo de teorias do corpo e uma pesquisa de campo sobre uma manifestação da cultura popular brasileira. Diante da ideia de experiência, de um corpo vivido e pensado, conforme a visão de filósofo Maurice Merleau-Ponty, foi proposta neste estudo uma pesquisa de campo das manifestações de Folias de Reis na cidade de Campinas/SP, tendo como referencial a observação dos corpos dos mestres foliões, por se adequarem ao fenômeno da percepção como inauguração do conhecimento. Frente à ideia da fenomenologia da percepção, o estudo lançou olhares para o corpo contemporâneo, inserido em nossa sociedade, cuja característica é o fato de que, a ideia do eu, estando o sujeito completamente minguado e enfraquecido, coincide com a noção de identidade e esta, por sua vez, não encontrou outro lugar para aderir senão ao próprio corpo físico. Em contato com os corpos dos mestres da cultura popular – que estão à margem de certos imperativos sociais na sociedade urbana – carregam consigo um sentido de integridade e expressividade. Esse intercâmbio evidenciou no meu próprio corpo, memórias incrustadas e reverberadas através do espetáculo solo “Primeiras notas autobiográficas”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Santos Costa, Universidade Estadual de Campinas

Mestrando pelo Programa de Mestrado em Artes da Cena - Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Linha de Pesquisa: Poéticas e Linguagens da cena.

Downloads

Publicado

2015-05-06

Edição

Seção

Artigos