AS « LINCOLN PLAYS » DE SUZAN-LORI PARKS OU A DE(RE)COMPOSIÇÃO DE UM MITO AMERICANO

Autores

  • Raphaëlle Tchamitchian Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.85690

Palavras-chave:

Suzan-Lori Parks, teatro afro-americano, Abraham Lincoln, História, mito.

Resumo

As duas peças de Suzan-Lori Parks, The America Play (1994) e Topdog/Underdog (2001, Prix Pulitzer), colocam em cena um personagem negro que trabalha em uma atração de feira, caracterizando-se como Abraham Lincoln, o décimo-sexto presidente dos Estados Unidos, célebre por ter abolido a escravidão: os clientes pagam para interpretar o papel de Booth, o histórico assassino deLincoln, no qual atiram durante todo o dia. Assim, é necessário simular a morte e recomeçar, indefinidamente. Esse jogo teatralizado ocorre em acordo com as condições de cada peça: na primeira, o personagem (anônimo) se identifica tão profundamente com Lincoln que se esquece quem ele próprio realmente é; já na segunda, trata-se apenas de um trabalho de subsistência humilhante para o personagem (o qual chama-se Lincoln em sua vida real). Em ambos os casos, é o mito de Lincoln que se questiona, tanto no que concerne à sua construção quanto às suas deficiências. Suzan-Lori Parks (1963-) substitui mitos arcaicos por uma história recente que considera ter a mesma função: revelar as estruturas subjacentes da nação americana, especialmente aquelas que dizem respeito aos afro-americanos. Ao fazer isso, a autora inventa sobre o palco, no presente, uma nova percepção da História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphaëlle Tchamitchian, Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3.

Especialista em relações entre jazz e teatro, Raphaëlle Tchamitchian ingressou no laboratório de SeFeA como aluna de doutorado e prepara uma tese sobre a estética jazzística do teatro Suzan-Lori Parks, sob a direção de Sylvie Chalaye, na Universidade Sorbonne Nouvelle-Paris 3, e Brent Hayes Edwards na Universidade de Columbia. Ela é ATER na Universidade Sorbonne Nouvelle-Paris 3 entre 2016 e 2018. Como jornalista, colabora e colaborou em várias revistas, incluindo Citizen Jazz, Mouvement, Jazz News, Les Allumés du jazz, e apresenta a emissão musical Diagonale sonore sur Hors-Série (www.hors-serie.net). Ela também é dramaturga.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Tchamitchian, R. (2018). AS « LINCOLN PLAYS » DE SUZAN-LORI PARKS OU A DE(RE)COMPOSIÇÃO DE UM MITO AMERICANO. Cena, (26), 04–13. https://doi.org/10.22456/2236-3254.85690

Edição

Seção

Artigos