ENTRE DOIS, CENA E IMAGEM EM CAPTAÇÃO AO VIVO

Autores

  • Marta Isaacsson UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.82380

Palavras-chave:

intermedialidade, teatro, tecnologia, imagem, captação ao vivo

Resumo

A reflexão tem por objeto as práticas teatrais, nas quais coabitam cena e imagens captadas ao vivo da ação cênica em desenvolvimento. Inicialmente, afirma-se o interesse da intermedialidade como conceito operatório da abordagem da cena tecnológica. O sentido adotado é apresentado, a partir do resgate de diferentes entendimentos atribuídos ao termo nas últimas décadas. Na sequencia, o estudo enfrenta a questão da concorrência visual instaurada na situação intermedial entre cena e imagem de sua ação. Ele encontra nos conhecimentos da filosofia e da neurofisiologia sobre a visão e a atenção seletiva os fundamentos para a compreensão do papel das propriedades físicas e do potencial semântico dos estímulos na constituição de relevos de captura do interesse do espectador. Finalmente, a reflexão ressalta como variante determinante da qualidade da intermedialidade, a natureza e a disposição do suporte de difusão da imagem no contexto da cena. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Isaacsson, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador CNPq 1B.

Downloads

Publicado

2018-05-08

Como Citar

Isaacsson, M. (2018). ENTRE DOIS, CENA E IMAGEM EM CAPTAÇÃO AO VIVO. Cena, (25), 25–35. https://doi.org/10.22456/2236-3254.82380

Edição

Seção

Artigos