UM DEVANEIO POÉTICO NO CORPO PERFORMATIVO: A EXPERIÊNCIA DO TEMPO NO FEMININO

Autores

  • Gisela Reis Biancalana UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria - RS, Brasil
  • Camila Matzenauer dos Santos Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.75030

Palavras-chave:

performance, devaneio poético, experiência, tempo, feminino

Resumo

 

 

RESUMO

O artigo apresenta uma reflexão que se debruça sobre o processo criador de um trabalho cênico alicerçando-o nos pressupostos filosóficos de Bachelard sobre o devaneio poético. A criação aborda a passagem do tempo no universo feminino visando sua materialização em Performance Arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisela Reis Biancalana, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria - RS, Brasil

Doutora em Artes pela UNICAMP. Entre os anos de 2014-2015 realizou pós-doutoramento na De Montfort University, em Leicester, UK, quando investigou processos colaborativos de criação. Foi docente do Bacharelado em Artes cênicas da UFSM por 18 anos. Atualmente, é docente no Curso de Dança Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e membro permanente do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais (PPGART). É líder do grupo de pesquisas Performances:arte e cultura, vinculado ao CNPQ, no qual investiga relações entre arte e universos socioculturais na criação de Performances Arte.

Camila Matzenauer dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Camila Matzenauer dos Santos é bacharel em Dança pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (2016) e mestranda em Artes Visuais na mesma universidade. Atualmente é integrante do Laboratório de Pesquisa Performance Arte e Cultura e dedica-se ao estudo da Arte da Performance.

Downloads

Publicado

2017-11-23

Como Citar

Biancalana, G. R., & dos Santos, C. M. (2017). UM DEVANEIO POÉTICO NO CORPO PERFORMATIVO: A EXPERIÊNCIA DO TEMPO NO FEMININO. Cena, (23), 13–22. https://doi.org/10.22456/2236-3254.75030