O PROCESSO CRIATIVO DA PERSONAGEM SALOMÉ E SEUS DESDOBRAMENTOS A PARTIR DO MÉTODO BAILARINO-PESQUISADOR-INTÉRPRETE (BPI)

Autores

  • Flávia Pagliusi Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
  • Larissa Sato Turtelli Universidade Estadual de Campinas.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.60807

Palavras-chave:

Dança, Processo Criativo, Método BPI.

Resumo

O presente artigo pretende descrever e analisar a experiência do processo criativo através do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) a partir da criação da obra cênica Sertões de Dentro, dirigida pela Profa. Dra. Larissa Turtelli e contando, também, com a participação da Profa. Dra. Graziela Rodrigues, como assessora artística, e da doutoranda Elisa Costa, como assistente de direção. Essa pesquisa esteve vinculada ao projeto de Iniciação Científica "Co-habitando com o Catimbozeiro/Juremeiro: uma experiência a partir do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete", com bolsa FAPESP. Nesse percurso destacam-se as pesquisas de campo em terreiros de Catimbó, onde foi possível observar o corpo do juremeiro em ação no ritual mágico-religioso, o surgimento da personagem Salomé, advinda do entrecruzamento entre os conteúdos internos da intérprete e o contato com o outro em campo, e a concepção e apresentação do espetáculo Sertões de Dentro, onde um roteiro de sensações, sentimentos e movimentos foi elaborado com a participação intensa de toda a equipe de direção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Pagliusi, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Bacharel em Dança pelo Instituto de Artes, Departamento de Artes Corporais, da Universidade Estadual de Campinas, 2011 a 2014.

Larissa Sato Turtelli, Universidade Estadual de Campinas.

Profa. Dra. dos cursos de Dança e de Pós-Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes, Departamento de Artes Corporais, da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2016-06-20

Como Citar

Pagliusi, F., & Turtelli, L. S. (2016). O PROCESSO CRIATIVO DA PERSONAGEM SALOMÉ E SEUS DESDOBRAMENTOS A PARTIR DO MÉTODO BAILARINO-PESQUISADOR-INTÉRPRETE (BPI). Cena, (19). https://doi.org/10.22456/2236-3254.60807

Edição

Seção

Artigos