A CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS NA ADJETIVAÇÃO DE DILMA ROUSSEFF EM VEJA ON LINE

Autores

  • Gisella Meneguelli

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.66830

Resumo

Com base na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, analisamos a adjetivação como estratégia discursiva para a criação de uma imagem estereotipada para Dilma Rousseff pela revista Veja (online). Este artigo, que se situa no campo de investigação da linguagem no domínio discursivo jornalístico, analisa o uso do adjetivo em 15 artigos de opinião da revista Veja, no ano de 2014, em período anterior ao da eleição presidencial. O estudo dos adjetivos nesse corpus busca compreender como as escolhas lexicais, extraídas do sentido de língua e submetidas ao sentido de discurso, podem ser usadas pelos meios de comunicação na criação de imagens estereotipadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

MENEGUELLI, G. A CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS NA ADJETIVAÇÃO DE DILMA ROUSSEFF EM VEJA ON LINE. Cadernos do IL, [S. l.], n. 52, p. 285–308, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.66830. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/66830. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários