A AULA DE PORTUGUÊS COMO UM ESPAÇO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE A INTERAÇÃO ESCRITA ENTRE PROFESSORA E ALUNOS

Autores

  • Fernanda Taís Brignol Guimarães Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Clara Zeni Camargo Dornelles Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.35986

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE, interação escrita, ensino-aprendizagem, projetos de letramento, prática pedagógica.

Resumo

RESUMO: Este trabalho trata da interação escrita estabelecida entre professora e alunos, mediada pelo bilhete orientador do professor em um contexto de ensino/aprendizagem de língua materna. A partir do estudo dos gêneros discursivos, tendo como gênero centralizador do processo, o artigo de opinião, lançou-se um olhar investigativo sobre o processo de escrita e reescrita dos textos dos alunos e as possíveis mudanças provocadas na reconstrução do texto, a partir da avaliação feita através do bilhete orientador do professor. Para tanto, buscamos nos apoiar em estudos realizados sob a ótica da Linguística Aplicada (LA), lançando mão, mais precisamente, da pesquisa qualitativa interpretativista e de uma metodologia embasada na pesquisa-ação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Taís Brignol Guimarães, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA); Pós-Graduanda na Especialização em Leitura e Escrita, na mesma instituição.

Clara Zeni Camargo Dornelles, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela mesma instituição (2000). Em 2008, concluiu o doutorado em Lingüística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas, onde desenvolveu tese sobre a inovação na formação de professores de português como língua materna. Atualmente é docente no curso de Letras na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Suas áreas de interesse incluem: formação de professores, ensino de línguas, reforma curricular, política linguística e interação social.

Downloads

Publicado

2013-05-31

Como Citar

GUIMARÃES, F. T. B.; DORNELLES, C. Z. C. A AULA DE PORTUGUÊS COMO UM ESPAÇO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE A INTERAÇÃO ESCRITA ENTRE PROFESSORA E ALUNOS. Cadernos do IL, [S. l.], n. 46, p. 245–266, 2013. DOI: 10.22456/2236-6385.35986. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/35986. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários