Avaliação de Alunos de Turmas Heterogêneas no Ensino a Distância

Autores

  • Carlos Morais UFRGS/PGIE
  • Sérgio Roberto K. Franco UFRGS/PGIE

Resumo

O objetivo desta pesquisa é a avaliação de alunos de turmas heterogêneas na modalidade de ensino a distância. Para tanto, o material didático é preparado prevendo atividades que são disponibilizados através de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), tais como MOODLE e TELEDUC. São justamente através destas atividades que são identificadas as ações tomadas pelos alunos. Desta forma, a avaliação apresentada neste artigo leva em conta: (i) mediação do aluno com o AVA, (ii) interação com as atividades e (iii) o perfil do aluno pelo nível do conhecimento. Como embasamentos teóricos para a realização desta pesquisa foram utilizados o conceito de “classes heterogêneas”, “zona de desenvolvimento proximal” e “zona de desenvolvimento real”. O conceito de “turmas heterogêneas”, aqui aplicado, leva em consideração o perfil dos alunos, sua motivação, questões multiculturais, diferentes níveis de conhecimento, estratégias de ensino e zona de desenvolvimento real. Um resultado direto da pesquisa foi identificar a necessidade de desenvolver um sistema de alertas e recomendações com objetivo de apoiar tanto professor quanto alunos no processo de ensino/aprendizagem. Outro resultado foi verificar que existem correlações entre os dados quantitativos e qualitativos provenientes dos AVAs. Enfim, estes resultados permitiram identificar os alunos com baixas interações, assim como medir os níveis de conhecimento dos mesmos, viabilizando a adaptação na forma de comportamento dentro da turma heterogênea e na construção de grupos potencializando a cooperação.

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Como Citar

Morais, C., & Franco, S. R. K. (2011). Avaliação de Alunos de Turmas Heterogêneas no Ensino a Distância. Cadernos De Informática, 6(1), 155–162. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdeinformatica/article/view/v6n1p155-162