Práticas de leitura no centro psychico de Caetité, Bahia, Brasil (1905-1930)

Autores

  • Joseni Pereira Meira Reis (Brasil) Universidade do Estado da Bahia
  • Ana Maria Oliveira Galvão (Brasil) Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Práticas de leitura, Instância religiosa, Espiritismo, Século XX.

Resumo

O artigo analisa as práticas de leitura ocorridas no Centro Psychico de Caetité, Bahia, nas primeiras décadas do século XX. As fontes documentais utilizadas– atas, cartas, cartões, livro de manifestação dos espíritos – encontram-se no arquivo da instituição. O Centro mantinha intensa prática de leitura/audição de múltiplos objetos em seu cotidiano, revelando que o ato de ler cumpria papel ativo na construção da própria identidade do “ser espírita”. Tal leitura ocorria de modo coletivo, oralizado, gestualizado, mediado e controlado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseni Pereira Meira Reis (Brasil), Universidade do Estado da Bahia

Joseni Pereira Meira Reis – Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e em História pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. É mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professora do Campus XII da UNEB e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita e do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Paulo Freire (Nepe). Desenvolve pesquisas na área de história da educação e da história da leitura e da escrita.   

Ana Maria Oliveira Galvão (Brasil), Universidade Federal de Minas Gerais

Ana Maria de Oliveira Galvão - graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, é mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua na graduação e na pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Realizou estágio-sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP), na França, e pós-doutorado/estágio sênior na Northern Illinois University, Estados Unidos. É membro do grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita e do Centro de Pesquisas em História da Educação (Gephe). Seus interesses concentram-se nas áreas de história da cultura escrita, história da educação e metodologia da pesquisa. É autora de diversos capítulos de livros, artigos em periódicos e livros. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2020-10-13

Como Citar

Meira Reis (Brasil), J. P., & Galvão (Brasil), A. M. O. (2020). Práticas de leitura no centro psychico de Caetité, Bahia, Brasil (1905-1930). Revista História Da Educação, 24, e97334. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/97334

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo