A História Magistra Vitae no Brasil no século XIX: Dario Vellozo e os ensinamentos de História

Autores

Palavras-chave:

História, Conhecimento Histórico, História Intelectual.

Resumo

O presente artigo discute a maneira que Dario Vellozo utilizou a história como uma estratégia de intervenção social. Para darmos conta desse pleito, utilizamos como fonte algumas obras escritas, observando que a história deveria ensinar o presente sobre os erros e acertos do passado para que não ocorressem os mesmos enganos no futuro, nos mesmos moldes da  historia magistra vitae, transformando o conhecimento histórico em uma importante faceta do conhecimento cultural para Vellozo

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Biografia do Autor

Ernando Brito Gonçalves Junior (Brasil), Unicentro Estadual do Centro Oeste

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, especialização em Educação pela mesma instituição, Mestre em Educação na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, com bolsa da CAPES e Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná, com Estágio de Doutorado Sanduíche na Cidade do México, sob orientação do doutor Bernd Hausberger, Colégio de México, com financiamento da CAPES. Atualmente é professor do departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-oeste Desenvolve pesquisas sobre História da América, Revolução Mexicana, História e Cinema, História dos Estados Unidos, História da Educação, Ensino de História e Educação e Cinema.

Vanessa Elisabete Raue Rodrigues (Brasil), Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Graduada em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional (2001), Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade do Centro Oeste, UNICENTRO (2003), Mestre em Educação (2015) e Doutora em  Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa. É pesquisadora do Grupo GEPÊPrivação da Universidade de São Paulo e participa dos Grupos História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR  e  Sociedade Internacional Hegel - Marx: Seção Brasil da Universidade do Centro Oeste. Foi  Coordenadora Pedagógica da Penitenciária Industrial de Guarapuava e do Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava, assumindo também as funções de Vice direção e Conselheira Disciplinar desta última instituição prisional. Foi colaboradora dos Cadernos do Departamento Penitenciário do Paraná, especificamente nas Práticas de Tratamento Penal nas Unidades Prisionais do Paraná. É  Coordenadora Geral do Pólo Regional de Guarapuava do Estado do Paraná do Comitê de Educação em Direitos Humanos  e Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos, Nova Visão instalada no Complexo Penitenciário de Guarapuava Pr além de atuar como Docente Colaboradora da Universidade Estadual do Centro Oeste,  UNICENTRO no Departamento de Pedagogia e no curso de Especialização em Intervenção Sociocultural em Contextos Escolares e Não escolares e Libras em parceria com a Universidade Aberta do Brasil.

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Publicado

2020-10-13

Como Citar

Gonçalves Junior (Brasil), E. B., & Rodrigues (Brasil), V. E. R. (2020). A História Magistra Vitae no Brasil no século XIX: Dario Vellozo e os ensinamentos de História. Revista História Da Educação, 24, e95350. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/95350

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo