História da Educação Matemática em perspectiva iberoamericana: relações entre campo disciplinar e ciências da educação

Autores

Palavras-chave:

história da educação matemática, ensino de matemática, matemática

Resumo

No Brasil, desde a década de 1990, com os chamados PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), tem-se a inclusão das possibilidades didático-pedagógicas da História da Matemática no ensino. Em realidade, livros didáticos das primeiras décadas do século XX, vez por outra, utilizaram referências à História da Matemática para o ensino dessa disciplina (MIGUEL; MIORIM, 2004). Porém, em razão desse reconhecimento oficial curricular, pelos PCN, passou-se a uma maior valorização e incremento de estudos sobre o papel da História da Matemática no ensino de matemática nas últimas décadas. (...)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Valente (Brasil), Universidade Federal de São Paulo

Prof. Livre Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

Valente (Brasil), W. R. (2020). História da Educação Matemática em perspectiva iberoamericana: relações entre campo disciplinar e ciências da educação. Revista História Da Educação, 24, e101986. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/101986

Edição

Seção

Dossiê " História da Educação Matemática"